MEMÓRIA E DÊIXIS DISCURSIVA NA PROPAGANDA ELEITORAL
DOI:
https://doi.org/10.9771/ell.v0i67.38661Palabras clave:
Dêixis Discursiva, Memória, Propaganda eleitoral.Resumen
Este artigo analisa a relação entre memória e dêixis na constituição linguístico-discursiva da propaganda eleitoral televisiva. O corpus é formado por formulações linguísticas das propagandas eleitorais do candidato José Serra (PSDB) e da candidata Dilma Roussef (PT), no segundo turno das eleições presidenciais 2010. Nas análises, verificamos que, nas propagandas do PT, as duas dêixis criadas apontam, respectivamente, para o momento da enunciação da campanha como o lugar do progresso, que deve ser continuado; e ao momento passado como o lugar do retrocesso, ao qual, portanto, não se deve retornar. Nas propagandas do PSDB, verificamos, igualmente, a presença de duas dêixis: a primeira retoma períodos distintos da trajetória política do candidato José Serra, os quais funcionam como legitimadores de sua candidatura em 2010; a segunda aponta para o governo de então (petista), caracterizando-o de forma negativa.Descargas
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Publicado
2021-04-04
Cómo citar
MATOS LEAL FERNANDES, L. A. MEMÓRIA E DÊIXIS DISCURSIVA NA PROPAGANDA ELEITORAL. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 67, p. 539–568, 2021. DOI: 10.9771/ell.v0i67.38661. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/38661. Acesso em: 27 dic. 2024.
Número
Sección
ARTIGOS / ARTICLES