FLUTUAÇÕES DA MEMÓRIA: A CONSTRUÇÃO DA VEROSSIMILHANÇA EM LEITE DERRAMADO DE CHICO BUARQUE

Autores/as

  • Mirian Sousa Alves Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)
  • Tailze Melo Ferreira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas)

DOI:

https://doi.org/10.9771/2176-4794ell.v1i49.14534

Palabras clave:

Chico Buarque, Leite derramado, imagens da memória, autobiografia ficcional

Resumen

O trabalho propõe uma reflexão acerca da organização interna do romance Leite Derramado, de Chico Buarque, uma autobiografia ficcional que faz da memória contraditória do narrador a principal responsável pela construção da verossimilhança no romance. A voz do autor implícito por trás da fala do narrador propõe ainda um olhar crítico sobre aspectos delicados da sociedade brasileira e, por desdobramento, reflete sobre a própria condição ficcional da memória. Este trabalho visa ainda perceber a imagem fílmica como construtora das reminiscências literárias e pretende demonstrar de que forma a imagem fílmica e/ou onírica no processo de rememoração aparece como especificidade do relato literário.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mirian Sousa Alves, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Mírian Sousa Alves é doutora em Estudos Literários pela UFMG e professora do Departamento de Linguagem e Tecnologia do CEFET-MG.

Tailze Melo Ferreira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas)

Tailze Melo Ferreira é doutora em Estudos Literários pela UFMG e coordenadora do curso de pós-graduação lato sensu Processos Criativos em Palavra e Imagem da PUC-Minas.

Publicado

2014-11-03

Cómo citar

ALVES, M. S.; FERREIRA, T. M. FLUTUAÇÕES DA MEMÓRIA: A CONSTRUÇÃO DA VEROSSIMILHANÇA EM LEITE DERRAMADO DE CHICO BUARQUE. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, v. 1, n. 49, 2014. DOI: 10.9771/2176-4794ell.v1i49.14534. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/14534. Acesso em: 19 dic. 2024.

Número

Sección

Estudos Literários