Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Antes de submeter seu artigo, verifique se estamos em período de submissões:

    • Janeiro a março de cada ano: submissão de estudos literários.
    • maio a julho de cada ano: submissões de estudos linguísticos.
    • setembro a novembro de cada ano: submissões de estudos em linguística aplicada.

    Artigos submetidos fora dos períodos estabelecidos poderão ser desconsiderados, exceto para o caso de artigos submetidos atendendo a chamadas específicas para dossiês.

    As demais condições listadas a seguir só são válidas para a submissão de artigos nos períodos de submissão.

  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  • URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  • O texto está em espaço 1,5; usa a fonte Palatino Lino de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos. Só constam das referências as obras efetivamente citadas ao longo do texto.

  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.

  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares. Artigos submetidos com identificação serão sumariamente desconsiderados.
  • O autor procedeu a uma revisão cuidadosa do texto ao decidir fazer a submissão do artigo.
  • O título do texto encontra-se em português e em inglês. O texto consta de resumo e abstract com palavras-chave e keywords.

    O resumo contém: i) o objetivo geral do texto; ii) o marco teórico que dá sustentação ao estudo (principais conceitos, fundamentos); iii) a descrição básica da metodologia; e iv) os principais resultados.

  • A contribuição é original e inédita, representa uma contribuição relevante para os estudos na área e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".

  • O autor não publicou nas duas últimas edições da revista (tanto nos números de estudos linquísticos, quanto naqueles de estudos literários).

Diretrizes para Autores

A Revista Estudos Linguísticos e Literários não cobra aos autores qualquer tipo de taxa de submissão ou publicação (This journal doesn't charges any fee to the author).

INFORMAÇÕES DE AVALIAÇÃO E ENVIO

  • PARA SUBMISSÕES DA ÁREA DE LITERATURA, RECEBEMOS TRABALHOS DE JANEIRO A MARÇO DE CADA ANO (E OS ARTIGOS - DEPOIS DO PROCESSO DA AVALIAÇÃO NO SISTEMA DOUBLE-BLIND - SÃO PUBLICADOS A PARTIR DE JUNHO SUBSEQUENTE).
  • PARA SUBMISSÕES DA ÁREA DE LINGUÍSTICA, RECEBEMOS TRABALHOS DE MAIO A JULHO DE CADA ANO (E OS ARTIGOS - DEPOIS DO PROCESSO DA AVALIAÇÃO NO SISTEMA DOUBLE-BLIND - SÃO PUBLICADOS A PARTIR DE OUTUBRO SUBSEQUENTE).
  • PARA SUBMISSÕES DA ÁREA DE LINGUÍSTICA APLICADA, RECEBEMOS TRABALHOS DE SETEMBRO A NOVEMBRO DE CADA ANO (E OS ARTIGOS - DEPOIS DO PROCESSO DA AVALIAÇÃO NO SISTEMA DOUBLE-BLIND - SÃO PUBLICADOS A PARTIR DE FEVEREIRO SUBSEQUENTE).
  • A redação e a formatação do artigo deverá respeitar a norma NBR 6022:2002 da ABNT.

A desconsideração das normas apresentadas abaixo poderá implicar a não aceitação do trabalho.

Na escrita do artigo, não digite nome de autor, para que não comprometa a avaliação em sistema duplo-cego.

Pelo menos um autor de cada texto deve possuir o título de doutor.

ATENÇÃO:

ANTES DA SUBMISSÃO DO TRABALHO, O AUTOR DEVE REVISAR CUIDADOSAMENTE O SEU TEXTO.

PARA A SUBMISSÃO DE UM NOVO TEXTO, O AUTOR NÃO DEVE TER PUBLICADO CONOSCO NAS DUAS ÚLTIMAS EDIÇÕES DA REVISTA.

FORMATO DO ARTIGO

Os artigos devem ter a extensão mínima de 10 e máxima de 25 páginas, incluindo bibliografia e anexos, e as recensões, entre 4 e 8 páginas.

  1. Tamanho do papel: A4 (21,0 x 29,7 cm)
  2. Margens: superior e inferior 2,5 cm; direita e esquerda 3 cm
  3. Tipo de letra: Palatino Lino, corpo 12
  4. Espaçamento: 1,5
  5. Adentramento: 1, 25 cm para assinalar início de parágrafos
  6. Tabelas, ilustrações (fotografias, desenhos, gráficos etc.) e anexos devem vir prontos para serem impressos, dentro do padrão geral do texto e no espaço a eles destinados pelo(s) autor(es)). Para anexos que constituem textos já publicados, incluir bibliografia completa bem como permissão dos editores para publicação.

PARTE INICIAL DO ARTIGO

O texto deve ser enviado com a seguinte ordem dos itens, havendo entre eles uma linha em branco de separação:

  • Título do artigo em CAIXA ALTA alinhado à direita, em fonte Palatino Lino 20.
  • Subtítulo (se houver) também em CAIXA ALTA e alinhado à direita, em fonte Palatino Lino 15.
  • Título e subtítulo (se houver) em inglês, em CAIXA ALTA e alinhados à direita, em fonte Palatino Lino, 15.
  • [Uma linha em branco]
  • [Duas linhas em branco]
  • Resumo: Fonte Palatino Lino, 10, parágrafo ajustado, sem adentramento, espaçamento entre linhas simples. Média de caracteres com espaço: de 600 a 900 caracteres (com espaços incluídos).
  • Palavras-chave: De 3 a 5 palavras-chave separadas por ponto e vírgula e iniciais maiúsculas. Fonte Palatino Lino, 10, parágrafo ajustado, sem adentramento, espaçamento entre linhas simples.
  • [Uma linha em branco]
  • Abstract e Keywords com o mesmo formato do RESUMO e das PALAVRAS-CHAVE, em itálico. 
  • O resumo em geral deve conter: i) o objetivo geral do texto; ii) o marco teórico que dá sustentação ao estudo (principais conceitos, fundamentos); iii) a descrição básica da metodologia; e iv) os principais resultados.

CORPO DO ARTIGO

O artigo deve começar 3 linhas abaixo das Keywords com as seguintes especificações:
Todo o corpo do texto deve estar em fonte Palatino Lino 12, espaçamento 1,5 cm, com adentramento de parágrafo de 1,25 cm.

1. Títulos das seções e subseções:

Sem adentramento, em maiúsculas, numeradas em algarismos arábicos, sem ponto, fonte Palatino Lino, 13; a numeração não inclui a introdução, a conclusão e as referências.

2. Indicações bibliográficas no corpo do texto:

Deverão vir entre parênteses, resumindo-se ao último sobrenome do autor, data de publicação da obra e página, separados por vírgulas:

Ex.: (CUNHA, 2006, p. 123-32)

Se o nome do autor estiver citado no período, indicam-se, entre parênteses, apenas a data e a página. Não utilizar, nas citações, expressões como Idem, Ibidem, Op. Cit.. Fornecer sempre a referência completa como no exemplo anterior.

3. Notas:

Devem aparecer ao pé da página, corpo 10, parágrafo ajustado, em fonte Palatino Lino, numeradas de acordo com a ordem de aparecimento. Caso o autor queria fazer alguma explicitação em relação a seu artigo, deve ser posta uma primeira nota logo após o título. Após o nome do autor deve haver uma nota com a indicação de seu endereço eletrônico (email).

4. Itálico:

Deverá ser utilizado em três situações: palavras de língua estrangeira, citação de títulos de obras no corpo do texto, ênfase ou destaque de palavra ou trecho do texto.

5. Negrito:

Evitar esse recurso tipográfico. Utilizá-lo apenas nas subseções de um nível (tipo 1.1).

6. Sublinhado:

Evitar esse recurso tipográfico.

7. Aspas:

Devem ser empregadas no corpo do texto para citações de trechos de obras inferiores a três linhas; jamais em títulos de artigos, canções, partes de obras ou capítulos, que virão sem destaque.

Ex.: No capítulo A estampa originária da dependência, “A primeira missa põe em cena todos os elementos instituintes da história colonial” (CUNHA, 2006, p. 121).

Nesses casos em que citamos ipsis litteris alguma obra, a indicação das páginas é obrigatória.

8. Citações:

Citação direta com mais de três linhas, submeter o trecho citado a um recuo equivalente a 2 cm, sem adentramento no começo do parágrafo, fonte Palatino Lino 11 e espaço simples. NÃO empregar aspas. No final, entre parênteses, inserir: sobrenome do autor (em maiúsculas), data da edição utilizada, número da página.

Para citação com mais de três autores, indique, entre parênteses, o primeiro autor seguido da expressão et al., data: (RISÉRIO et al., 2006).

Todas as citações de textos estrangeiros devem ser traduzidas para o português. Usar, sempre que possível, as traduções já existentes. O original deve aparecer em nota de rodapé.

9. Referências:

A palavra REFERÊNCIAS em maiúsculas, sem adentramento, fonte Palatino Lino 13, duas linhas antes da primeira entrada. A primeira entrada deve vir na segunda linha abaixo da expressão REFERÊNCIAS.

ATENÇÃO: SÓ DEVEM CONSTAR DAS REFERÊNCIAS AS OBRAS EFETIVAMENTE CITADAS AO LONGO DO TEXTO.

As referências propriamente ditas devem ser citadas em ordem alfabética, sem numeração, em fonte Palatino Lino, 11, espaçamento simples, parágrafo ajustado, sem adentramento, com 6pt de espaçamento depois dos parágrafos. Caso haja mais de uma obra do mesmo autor, citar respeitando a ordem alfabética; caso haja mais de uma obra do mesmo autor publicada no mesmo ano, diferenciá-las por meio de a, b e c.

9.1. Livros:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome de autor. Título do livro (em itálico, somente a primeira letra em maiúscula): subtítulo (sem itálico). Tradução por Nome do Tradutor. Edição. Local: Editora, data. v. (Série ou Coleção).

Ex.: CUNHA, Eneida Leal. Estampas do imaginário: literatura, história e identidade cultural. Belo Horizonte: EDUFMG, 2006. (Humanitas)

9.2. Capítulos de livro:

SOBRENOME DO AUTOR DO CAPÍTULO, Nome do autor do capítulo. Título do capítulo sem destaque. In: SOBRENOME DO AUTOR DO LIVRO, Nome de autor do livro. Título do livro (em itálico, somente a primeira letra em maiúscula): subtítulo (sem itálico). Tradução por Nome do Tradutor. Edição. Local: editora, data, número das páginas consultadas (páginas consultadas) ou v. (Série ou Coleção).

Ex.: MATTOS E SILVA, Rosa Virgínia. Entre trevas e luzes, Deus e o diabo: a Idade Média nas cantigas de Santa Maria. In: MATTOS E SILVA, R. V.; OLIVEIRA, K.; AMARANTE, J. Várias Navegações: Português arcaico, português brasileiro, cultura escrita no Brasil, outros estudos. Salvador: EDUFBA, 2012. p. 25-42.

9.3. Trabalhos publicados em anais de eventos ou similares:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título: subtítulo do trabalho (sem destaque). In: Nome do evento (em itálico), número, ano, local de realização. Título da publicação (em itálico): subtítulo da publicação (sem itálico). Local de publicação (cidade): Editora, data, páginas inicial-final do trabalho.

Ex.: MOTA, Fernanda. Entrecruzamentos do biográfico com o ficcional: os papéis do sujeito em Meu Amigo Marcel Proust Romance. In: XI Congresso Internacional da ABRALIC, 2008, FFLCH-USP. Tessituras, Interações, Convergências. São Paulo: ABRALIC, abril de 2009, p. 1-10. Disponível em: [http://www.abralic.org.br/anais/cong2008/AnaisOnline/simposios/pdf/071/FERNANDA_MOTA.pdf]. Acesso em 27/02/2014.

9.4. Partes de publicações periódicas:

Artigos de periódicos:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do artigo (sem destaque). Nome do periódico (em itálico), cidade, volume e número do periódico, páginas, data de publicação.

Ex.: SANTIAGO, Silviano. Meditação sobre o ofício de criar. Gragoatá. Niterói, n. 31, p. 5-24, 2. sem. 2011.

Artigos de jornal:

SOBRENOME DO AUTOR, NOME DO AUTOR. Título do artigo. Título do jornal, Número ou título do caderno, seção ou suplemento, Local, páginas inicial-final, dia, mês, ano.

Ex.: BRASIL, Ubiratan. Borges admirava faroestes e a Lua. O Estado de S. Paulo, Caderno 2, São Paulo, p. D3, 31 out. 2009.

9.5 Monografias, dissertações e teses:

SOBRENOME DO AUTOR, NOME DO AUTOR, título (itálico): subtítulo (redondo), ano, número de folhas ou volumes, (Categoria e área de concentração) Nome da Faculdade, Nome da Universidade, cidade.

Ex.: CARIA FILHO, Arthur Orlando Mendes. Darcy Ribeiro: o intelectual e o espaço biográfico. 2013. 133 f. Tese. (Doutorado em Letras e Linguística: Teorias e Críticas da Literatura e da Cultura) Instituto de Letras, Universidade Federal da Bahia, Salvador.

9.6 Publicações online:

SOBRENOME DO AUTOR, NOME DO AUTOR. Título do artigo. Nome do periódico. Cidade, volume do periódico, número do periódico, ano. Disponível em: [endereço eletrônico]. Acesso em: dia/mês/ano.

Ex.: ORNELLAS, Sandro. Multidão e vulnerabilidade: poetas e novas políticas de subjetivação. Revista da ANPOLL. Florianópolis, nº 35, p. 225-248, Jul./Dez. 2013. Disponível em: [http://www.anpoll.org.br/revista/index.php/revista/article/view/652/723] Acesso em: 15/02/2014.

10. Filmes e material iconográfico:

10.1 Filmes:

NOME DO FILME. Diretor. Estúdio de produção do filme. País de origem da produção: ano de produção. Local da distribuidora: Nome da distribuidora, data. Suporte [VHS ou DVD]. (Tempo de duração), colorido ou p & b.

Ex.: MACUNAÍMA. Direção (roteiro e adaptação) de Joaquim Pedro de Andrade. Filmes do Serro/Grupo Filmes/Condor Filmes. Brasil: 1969. Rio de Janeiro: Videofilmes, 1969. Versão restaurada digitalmente, 2004. [DVD]. (105 minutos), colorido.

10.2 Pinturas, fotos, gravuras, desenhos etc.:

AUTOR. Título [quando não existir título, atribuir um ou indicar sem título, entre colchetes]. Data. Especificação do suporte. Havendo mais dados, podem ser acrescentados para melhor identificação do material.

Ex.: ALMEIDA JÚNIOR. Caipira picando fumo. 1893. Óleo sobre tela. São Paulo, Pinacoteca do Estado de São Paulo.

11. Discos:

11.1 Discos considerados no todo:

SOBRENOME DO ARTISTA, Nome do artista [ou NOME DO GRUPO]. Título da obra: subtítulo [Indicar se se trata de CD ou Vinil]. Local da gravadora: Nome da gravadora, data.

Ex.: VELOSO, Caetano. Caetanear. São Paulo: Polygram, 1989.

11.2 Partes de discos (canções, peças etc.):

AUTOR DA CANÇÃO. Título da canção. In: AUTOR DO DISCO. Título da obra: subtítulo [informar se se trata de CD ou Vinil]. Local da gravadora: nome da gravadora, data.

Ex.: VELOSO, Caetano. O quereres. In: VELOSO, C. Caetanear [CD]. São Paulo: Polygram, 1989.

ANEXOS
Devem ser colocados antes das referências, precedidos da palavra ANEXO, sem adentramento e sem numeração.

FIGURAS
As ilustrações deverão ter a qualidade necessária para publicação. Deverão ser identificadas, com título ou legenda, e designadas, no texto, de forma abreviada, como figura (Fig. 1, Fig. 2 etc.). Deverão vir em arquivos JPEG.

FORMATO DA RESENHA

As resenhas devem apresentar de 4 a 8 páginas e conter, no início, a referência completa da obra resenhada, incluindo o número de páginas, em fonte Palatino Lino 14, negrito e espaçamento simples, sem título, sem resumo, sem palavras-chave, sem referências ao final do texto, sem citações que excedam a três linhas. A revista só aceita resenhas de obras publicadas recentemente: no Brasil, há no máximo 2 anos; no exterior: há no máximo 4 anos.

Duas linhas abaixo, deve vir a identificação do autor da resenha, em negrito, à direita, seguido, na linha seguinte, da instituição de origem, por extenso.

O texto da resenha deve vir 3 linhas abaixo do nome do autor, em fonte Palatino Lino, corpo 12 e espaço 1,5 cm. Configurar a página: tamanho do papel: A4 (21,0x 29,7 cm); margens superior e inferior: 3 cm; direita: 3,0 cm; esquerda: 3,0 cm.

Adentramento: 1,25 cm para assinalar início de parágrafo.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.