O CONTO COMO MEDIADOR DA ORALIDADE EM NÍVEIS BÁSICOS NO ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/ell.v0i78.58925

Palavras-chave:

Contos; Oralidade; Aprendizagem de língua estrangeira; Método comunicativo; Enfoque por tarefas.

Resumo

Este trabalho trata dos contos como mediador da oralidade em níveis básicos no ensino da língua espanhola. O objetivo do estudo é desenvolver a destreza oral em níveis básicos de proficiência em espanhol a partir da exposição dos alunos à escuta de contos. Para empreender o estudo, pautamo-nos em teorias que respaldam a pesquisa, como as contribuições sobre o ensino e aprendizagem do espanhol como língua estrangeira, segundo (Gargallo, 2010); (Gómez, 2003), no que tange à teoria relativa à expressão oral; (Baralo, 2011) e (Krashen, 1981), com o aporte teórico referente à aquisição de segundas línguas e, no tocante à abordagem comunicativa e o enfoque por tarefas, valemo-nos de estudos de (Campos, 2009) e (Bygate, 2001), respectivamente. O corpus desta pesquisa se baseia no conto “Lola”, da Editora Edelsa, a fim de estimular a prática oral do público alvo em questão, a partir de atividades propostas que corroboram a nossa hipótese ao verificar que propiciam terreno fértil para o uso da língua espanhola.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARALO, M. La adquisición del español como lengua extranjera. Madrid: Arco/Libros, 2011.

BYGATE, M.; SKEHAN, P.; SWAIN, M. Researching Pedagogic Tasks Second Language Learning, Teaching and Testing. England: Pearson Education Limited, 2001.

CAMPOS, L. Andragogia e integração de atividades de tradução textual no ensino/ aprendizagem de línguas. Brasilia: UNB, Universidade de Brasilia, 2009.

GÓMEZ. A. Los cuentos orales en la enseñanza del español como lengua estranjera. La Rioja: Universidad de La Rioja, 2003.

KRASHEN, S. Principles and Practice in Second Language Acquisition. The Modern Language Journal, v. 73, p. 440-464, 1981.

GARGALLO, I. Linguística aplicada a la enseñanza – aprendizaje del español como lengua extranjera. Madrid: ARCO/LIBROS, S.L, 2010.

SKINNER, F. Verbal Behavior. New York: Appleton-Century-Crofts, 1957.

Downloads

Publicado

2024-09-28

Como Citar

DIAS, Érika; CASTEDO, T. O CONTO COMO MEDIADOR DA ORALIDADE EM NÍVEIS BÁSICOS NO ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 78, p. 53–72, 2024. DOI: 10.9771/ell.v0i78.58925. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/58925. Acesso em: 21 dez. 2024.