AS DRAMÁTICAS DO USO DO CORPO-SI DOCENTE NA PANDEMIA:

UMA INVESTIGAÇÃO ERGOLÓGICA

Autores

  • Rosana Souza de Vargas Universidade de Passo Fundo
  • Ernani Cesar de Freitas
  • Priscila de Queiroz Amarante

DOI:

https://doi.org/10.9771/ell.v0i77.55545

Palavras-chave:

Linguagem e trabalho; Dramáticas do uso do corpo si; Estudos ergológicos; Docência na pandemia.

Resumo

Este artigo tem como temática a interface Linguagem e Trabalho com base nas conjecturas teóricas da Ergologia. O objetivo é identificar e analisar as dramáticas do uso do corpo-si, os saberes constituídos e investidos, as renormalizações e renormatizações enfrentadas por professores de Letras da educação básica durante o ensino remoto e no retorno às aulas presenciais em 2021. O estudo pauta-se em conceitos advindos da temática mencionada, como: noção de atividade, tarefa e trabalho, dramáticas do uso de corpo-si no trabalho, saber constituído e saber investido, renormalizações e renormatizações. Contempla uma abordagem qualitativa por meio de uma pesquisa aplicada exploratória e de campo. Foi realizado um levantamento bibliográfico e procedeu-se a uma Análise Textual Discursiva (ATD) de entrevistas semiestruturadas com três docentes de Letras. Como resultados, evidencia-se que há uma intensificação das práticas trabalhistas docentes identificadas nas dramáticas do uso de si por si e pelos outros, que pressupõe sobrecarga laboral e esgotamento mental e psicológico.

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Publicado

2024-06-04

Como Citar

SOUZA DE VARGAS, R.; FREITAS, E. C. de .; AMARANTE, P. de Q. . AS DRAMÁTICAS DO USO DO CORPO-SI DOCENTE NA PANDEMIA: : UMA INVESTIGAÇÃO ERGOLÓGICA. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 77, p. 149–175, 2024. DOI: 10.9771/ell.v0i77.55545. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/55545. Acesso em: 30 jun. 2024.