POLÍTICAS AFIRMATIVAS NO CONTEXTO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESPANHOLA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/ell.v0i78.55063

Palavras-chave:

Formação de professores; Língua Espanhola; Lei 10.639/03; Relações étnico-raciais.

Resumo

Este artigo pretende fazer uma reflexão sobre a importância da Lei 10639/03 (11645/06) na formação dos professores de Língua Espanhola, uma breve discussão sobre o ensino desta Língua no Brasil e apresentar algumas possibilidades de se trabalhar as questões étnico-raciais nas aulas de Língua. Tendo em vista que desenvolver na formação docente a capacidade de perceber as relações de poder implícitas e/ou explícitas nos discursos e entender que a língua pode ser uma ferramenta poderosa para a manutenção ou transformação dessas relações de poder é que esta discussão se faz necessária. A metodologia deste estudo é baseada em pesquisa bibliográfica, com uma análise crítica das obras de Couto e Jovino (2013), Couto (2018), Enevan (2018), Almeida (2022), entre outros. Foram selecionadas fontes que abordam a formação de professores, políticas afirmativas e ensino de línguas a partir de uma perspectiva crítica e antirracista. As fontes foram analisadas quanto à sua relevância, consistência teórica e contribuições para o tema. Concluímos que trazer à aula reflexões sobre os vários espanhóis existentes e reais por meio de temáticas norteadoras, como, o espanhol da comunidade palenquera e/ou cultura afro-latina no Peru e Argentina são a saída para que haja aplicabilidade real e efetiva da lei.

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Biografia do Autor

Valeska Gracioso Carlos, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Valeska Gracioso Carlos - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) -
vgcarlos@uepg.br
Professora Adjunta da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Departamento de Estudos
da Linguagem e Professora permanente no programa de Pós-Graduação em Estudos da
Linguagem. Doutora pela Universidade Estadual de Londrina. Integrante do "Grupo de
Estudios Gramaticales y Sociohistóricos del Español Fontanella de Weinberg" (UFBA/CNPq
- https://fontanella.ufba.br/). Atua como diretora da Escola de Línguas, Literaturas e Culturas
da UEPG - ESLIN, onde coordena o Projeto Estadual Paraná Fala Espanhol. Atua também
como bolsista (Fundação Araucária) do Projeto Institucional Universidades Amig@s:
Acolhimento Extensionista aos Cientistas Ucranianos. Ainda, colabora com a Pro-reitoria de
Assuntos Estudantis no que tange às bancas de Heteroidentificação Racial.

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Publicado

2024-09-28

Como Citar

DA SILVA ORO GHIBERTO, F. C.; GRACIOSO CARLOS, V. . POLÍTICAS AFIRMATIVAS NO CONTEXTO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESPANHOLA. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 78, p. 572–588, 2024. DOI: 10.9771/ell.v0i78.55063. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/55063. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Linguagem e Racismo