“EU SOU A TEACHER”:

A IDENTIDADE RACIAL DO/A PROFESSOR/A BRANCO/A DE LÍNGUA INGLESA NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/ell.v0i78.54027

Palavras-chave:

Ensino de Inglês, Branquitude, Relações étnico-raciais, Colonialidade, Identidade racial branca

Resumo

O presente artigo objetiva trazer reflexões sobre a identidade racial de professores/as brancos/as de inglês na educação brasileira. Diante do encontro entre os conceitos de identidade (Silva, 2000), raça e racismo, branquitude e identidade racial branca (Diangelo, 2018; Schucman, 2014), discorreremos sobre como estes estarão presentes na representação da língua inglesa para o imaginário social, no ensino do idioma, e de que forma a identidade racial deste/a professor/a branco/a tecerá relações com o processo de ensino e aprendizagem de alunos/as negros/as e brancos/as. Por meio de uma análise explicativa, o artigo deseja colaborar com meios de reformulação de uma educação outra e contribuir com as pesquisas no campo dos estudos raciais no ensino de línguas.

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Biografia do Autor

Luiz Fernandes, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Graduado em Sociologia na Università degli studi di Roma Tre (1998), especialização em História da África e dos Negros no Brasil pela UCAM (2004), mestre em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002), doutor em Educação Brasileira pela PUC - Rio (2010) e Pós-Doutorado em Ciências Sociais pela UFES (2021). Professor Associado II do Departamento de Educação do Campo, Movimentos Sociais e Diversidade, do Curso de Licenciatura em Educação do Campo do Instituto de Educação e professor do PPGEDUC - Programa de Pós-Graduação em Educação, "Contextos Contemporâneos e Demandas Populares" da UFRRJ. Desenvolve pesquisas na área de Relações Raciais e Pedagogia Decolonial. Atua principalmente nos seguintes temas: Relações Raciais e Educação, Didática antirracista e Pedagogia decolonial.

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Publicado

2024-09-28

Como Citar

ALMEIDA DE AZEVEDO, M. C.; FERNANDES DE OLIVEIRA, L. . “EU SOU A TEACHER”: : A IDENTIDADE RACIAL DO/A PROFESSOR/A BRANCO/A DE LÍNGUA INGLESA NO BRASIL. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 78, p. 518–543, 2024. DOI: 10.9771/ell.v0i78.54027. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/54027. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Linguagem e Racismo