O IMPACTO DO PORTAL DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA / LÍNGUA NÃO MATERNA (PPPLE) NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.9771/ell.i73.48730Palavras-chave:
Portal do Professor de Português Língua Estrangeira/Língua Não Materna, Experiência dos utilizadores, Impacto e efeito retroativo, Formação de professoresResumo
O Portal do Professor de Português Língua Estrangeira / Língua Não Materna (PPPLE) é uma plataforma online que disponibiliza gratuitamente materiais e recursos didáticos para o ensino de PLE / PLNM elaborados por equipes compostas por especialistas de diferentes países de língua oficial portuguesa. Com mais de 15 mil usuários cadastrados, vem sendo desenvolvido e aperfeiçoado ao longo dos anos, e muitas pesquisas vêm sendo feitas sobre diferentes aspectos dessa importante ferramenta pedagógica. Contudo, ainda é necessário a reflexão sobre suas funcionalidades e potencialidades a partir do ponto de vista dos utilizadores. Neste artigo, busco identificar possíveis impactos na formação docente que resultam das experiências dos utilizadores cadastrados no PPPLE. Esta investigação, de cunho interpretativista (MOITA LOPES, 1994), envolve geração de registros por meio de um questionário, elaborado no Google Forms, e dos estudos sobre impacto e efeito retroativo (SCARAMUCCI, 2004; CHENG, 2004; VICENTINI, 2015) e formação de professores (CAVALCANTI, 2013; MENDES, 2016). Os resultados apontam que o Portal vem proporcionando reflexões teóricas sobre perspectivas contemporâneas de ensino de PLE, além de experiências práticas que impactam positivamente na formação de professores. No entanto, os resultados também revelam a necessidade de mais investimentos na área de formação docente.
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