BATUCADA NO MORRO: A PRESENÇA DA RODA DE SAMBA NO CONTO ANA DAVENGA, DA AUTORA CONCEIÇÃO EVARISTO
DOI:
https://doi.org/10.9771/ell.i70.44104Palavras-chave:
Ana Davenga, Literatura e samba, Literatura Afro-BrasileiraResumo
Este artigo tem como objetivo levantar discussões acerca da presença da roda de samba no conto Ana Davenga (1995), de Conceição Evaristo, a partir dos aspectos da tradição histórica. Inicialmente, reconhece-se a importância do samba como forma de divertimento para as comunidades afro-brasileiras, tendo em vista as influências culturais oriundas da África. Assim, busca-se apoio nos referenciais teóricos de Hermano Vianna na obra O Mistério do Samba (1995), Feitiço Decente (2012) de Carlos Sandroni, O terreiro e a Cidade (2002), de Muniz Sodré, entre outros. No conto Ana Davenga, a roda de samba compõe o espaço da narrativa como o lugar de divertimento e alegria ao passo das batucadas. Ancorado em uma análise literária, este artigo trouxe resultados reflexivos sobre as relações interartes – literatura e música, com destaque para o legado deixado pelos povos em nossa tradição musical.
Downloads
Referências
ALEXANDRE, Marcos Antônio. Formas de representação do corpo negro em performance. In: LITERARFRO: o portal da literatura afro-brasileira. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, 2018. Disponível em: http://www.letras.ufmg.br/literafro/artigos/artigos-teorico-conceituais/156-marcos-antonio-alexandre-formas-de-representacao-do-corpo-negro-em-performance. Acesso em: 20 nov. 2020.
EVARISTO, Conceição. Olhos d’água. Rio de Janeiro: Pallas; Fundação Biblioteca Nacional, 2016.
EVARISTO, Conceição. Literatura negra: uma poética da nossa afro-brasilidade. SCRIPTA, Belo Horizonte, v. 13, n. 25, p. 17-31, 2º sem. 2009.
HALL, Stuart. Da diáspora: Identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.
IPHAN. Matrizes do samba no Rio de Janeiro: Partido Alto, Samba de Terreiro e Samba-Enredo [S. I.]. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/64. Acesso em: 21 mai. 2021.
MORITZ, Johann. Batuque. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2021. Disponível em:<http://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra2992/batuque>. Acesso em: 13 de fev. 2021. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7.
MORITZ, Johann. Festa de Santa Rosália, padroeira dos negros. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2021. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra20252/festa-de-santa-rosalia-padroeira-dos-negros>. Acesso em: 13 de fev. 2021. Verbete da Enciclopédia.
ISBN: 978-85-7979-060-7.
MORITZ, Johann. Jogar capoeira. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2021. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra24907/jogar-capoeira>. Acesso em: 19 de mar. 2021. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7.
MORITZ, Johann. Lundu. Viagem Pitoresca através do Brasil, 3/18. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2021. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra5765/lundu-viagem-pitoresca-atraves-do-brasil-318>. Acesso em: 13 de fev. 2021. Verbete da Enciclopédia.
ISBN: 978-85-7979-060-7.
SANDRONI, Carlos. Feitiço Decente. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2012.
SODRÉ, Muniz. O terreiro e a cidade: a forma social negro-brasileira. Rio de Janeiro: Imago, 2002.
TINHORÃO, José Ramos. História Social da Música Popular Brasileira. São Paulo: Editora 34, 2010.
VIANNA, Hermano. O mistério do samba. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed; UFRJ, 1995.