BATUCADA NO MORRO: A PRESENÇA DA RODA DE SAMBA NO CONTO ANA DAVENGA, DA AUTORA CONCEIÇÃO EVARISTO

Autores

  • Arlene Batista da Silva Universidade Federal do Espírito Santo
  • Ana Carla Soares de Oliveira Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.9771/ell.i70.44104

Palavras-chave:

Ana Davenga, Literatura e samba, Literatura Afro-Brasileira

Resumo

Este artigo tem como objetivo levantar discussões acerca da presença da roda de samba no conto Ana Davenga (1995), de Conceição Evaristo, a partir dos aspectos da tradição histórica. Inicialmente, reconhece-se a importância do samba como forma de divertimento para as comunidades afro-brasileiras, tendo em vista as influências culturais oriundas da África. Assim, busca-se apoio nos referenciais teóricos de Hermano Vianna na obra O Mistério do Samba (1995), Feitiço Decente (2012) de Carlos Sandroni, O terreiro e a Cidade (2002), de Muniz Sodré, entre outros. No conto Ana Davenga, a roda de samba compõe o espaço da narrativa como o lugar de divertimento e alegria ao passo das batucadas. Ancorado em uma análise literária, este artigo trouxe resultados reflexivos sobre as relações interartes – literatura e música, com destaque para o legado deixado pelos povos em nossa tradição musical.

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Biografia do Autor

Arlene Batista da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Língua Portuguesa (2005) pela Universidade Federal do Espirito Santo - UFES e especialização "Latu-Sensu" em Língua Espanhola e Cultura hispânica (2007) pelo Centro de Ensino Superior - CESV. Defendeu, em 2010, pesquisa de mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos pela UFES. Em 2015, defendeu o doutorado em Letras também na UFES, onde atualmente trabalha como professora do curso Letras Libras Bacharelado. Seus atuais temas de interesse e pesquisa são a Tradução e o Ensino de Português para surdos, Ensino de língua e literatura para surdos e Literatura em língua de sinais. Integra o grupo interinstitucional de pesquisa Literatura e Educação e coordena o Grupo de Estudos em Língua de Sinais, Interpretação e Tradução (LISIT/Ufes). E-mail: arleneincrivel@gmail.com 


Ana Carla Soares de Oliveira, Universidade Federal do Espírito Santo

 Graduada em Letras - Português-Inglês e suas Respectivas Literaturas pela faculdade Saberes, mestranda em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo, bolsista Fapes desde abril de 2020. Colaborou no C2 Pensar de A GAZETA com o artigo "A rosa septuagenária" do poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade, em 2015. Participou de vários encontros literários como mediadora, oficinas, seminários, palestras educacionais, colóquio, minicursos.

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Publicado

2021-12-11

Como Citar

DA SILVA, A. B.; DE OLIVEIRA, A. C. S. BATUCADA NO MORRO: A PRESENÇA DA RODA DE SAMBA NO CONTO ANA DAVENGA, DA AUTORA CONCEIÇÃO EVARISTO. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 70, p. 85–106, 2021. DOI: 10.9771/ell.i70.44104. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/44104. Acesso em: 22 maio. 2022.

Edição

Seção

ARTIGOS / ARTICLES