DESENVOLVIMENTO DAS VOGAIS ORAIS TÔNICAS DO PORTUGUÊS BRASILEIRO POR UM APRENDIZ ARGENTINO: UMA ANÁLISE DE PROCESSO VIA TEORIA DOS SISTEMAS DINÂMICOS COMPLEXOS (TSDCs)

Autores

  • Ubiratã Kickhöfel Alves Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Anderson Miranda Santana Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.9771/ell.v0i67.39257

Palavras-chave:

Sistemas Dinâmicos Complexos, Português Brasileiro, Desenvolvimento Vocálico, Simulações de Monte Carlo, Análise Orientada ao Processo.

Resumo

A partir de uma visão dinâmica e complexa de língua, investigamos o desenvolvimento do sistema vocálico do português brasileiro por um aprendiz argentino residente no Brasil e em contexto de instrução de pronúncia. Propomos uma análise de processo dentro de uma janela temporal de aproximadamente um ano, com 24 coletas quinzenais. A análise de dados foi realizada através de simulações de Monte Carlo, que possibilitaram determinar quais flutuações nos dados poderiam ser consideradas significativas. A análise de processo permitiu-nos apontar três etapas desenvolvimentais, indo além da mera decisão binária sobre ‘aquisição’ vs. ‘não-aquisição’ das vogais médias-baixas. Ressaltamos que todas as vogais do português demonstraram relações dinâmicas entre si, evidenciando a necessidade de estudo de todos os elementos do sistema em construção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ubiratã Kickhöfel Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Anderson Miranda Santana, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Bolsista de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Downloads

Publicado

2021-04-04

Como Citar

ALVES, U. K.; SANTANA, A. M. DESENVOLVIMENTO DAS VOGAIS ORAIS TÔNICAS DO PORTUGUÊS BRASILEIRO POR UM APRENDIZ ARGENTINO: UMA ANÁLISE DE PROCESSO VIA TEORIA DOS SISTEMAS DINÂMICOS COMPLEXOS (TSDCs). Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 67, p. 390–418, 2021. DOI: 10.9771/ell.v0i67.39257. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/39257. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS / ARTICLES