FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: REFLEXÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS
DOI:
https://doi.org/10.9771/ell.v0i67.39145Palavras-chave:
Formação Continuada, Alfabetização, Letramento.Resumo
No Brasil, a aquisição da leitura e da escrita não ocorre da forma esperada pela escola e pela sociedade. Devido a isso, professores precisam lidar de forma qualificada com essa demanda. Com foco nesse cenário, discutem-se implicações e modos de pensar na/a formação continuada, a fim baixar os índices de analfabestimo funcional, com a perspectiva de que isso se dará quando as práticas de letramento forem promovidas na escola. Apresentam-se, neste artigo, três estudos sobre formação continuada realizados com professores de anos iniciais, dialogando com pesquisa de Doutorado da primeira autora, voltada a essa temática. Ressalta-se a premência de práticas de formação como as evidenciadas neste artigo, porque avigoram o trabalho com a alfabetização e fortalecem o letramento desde o início da escolarização.Downloads
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Publicado
2021-04-04
Como Citar
LUIZ, S. W.; FRONZA, C. de A.; ILDEBRAND, I. dos S. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: REFLEXÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 67, p. 419–445, 2021. DOI: 10.9771/ell.v0i67.39145. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/39145. Acesso em: 19 dez. 2024.
Edição
Seção
ARTIGOS / ARTICLES