CONSTRUÇÃO DE TEMPO DECORRIDO: USOS NO PORTUGUÊS BRASILEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/ell.v0i67.37858

Palavras-chave:

Gramática de Construções, Construcionalização, Construções de tempo decorrido, Verbo Haver.

Resumo

No presente estudo, sob enfoque funcional-cognitivo (BYBEE, 2003; DIESSEL, 2015, WIEDEMER & MACHADO VIEIRA, 2018; TRAUGOTT & TROUSDALE, 2013), verificamos ocorrências no Português Brasileiro do fenômeno de alternância de usos de formas linguísticas indicativas de tempo decorrido. Protagonizam essa alternância: a forma de base verbal [há SNtemporal], indicada pela norma padrão, e a forma emergente de base preposicional [a SNtemporal]. Advogamos por uma construcionalização gramatical resultante de uma neoanálise na mente do usuário da língua. A título de comparação, tecemos considerações morfossintáticas sobre outras construções temporais. À luz da concepção da língua como Gramática de Construções, desenhamos possíveis motivações para tal fenômeno. Compõem nosso levantamento de corpus excertos retirados de mídias digitais de junho de 2019, através da coletânea do Corpus do Português.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Lucas Martins, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Atualmente estuda Licenciatura em Letras Português/Inglês na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atuou como professor-bolsista CAPES no Programa Idiomas sem Fronteiras. Suas atividades recentes incluem: experiência com EAP (inglês para fins acadêmicos) no âmbito do Idioma sem Fronteiras (2018-2019); ensino de inglês para fins gerais no projeto de extensão CLAC UFRJ (2017-presente); produção de pesquisa sobre variedades do português, sândi consonantal e adjacência de fricativas coronais, sob a orientação da Prof. Dra. Silvia Brandão; produção de pesquisa sobre construcionalização na linha da Linguística Funcional, sob orientação da Prof. Dra. Marcia Machado Vieira; produção de pesquisas em Linguística Aplicada no âmbito do projeto de extensão CLAC UFRJ, sob orientação do Prof. Dr. Rogério Tilio. Atualmente, tem interesse na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada.

Marcia dos Santos Machado Vieira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora e Mestre em Língua Portuguesa pelo Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001 e 1995, respectivamente), atualmente é Professora Associada IV do Departamento de Letras Vernáculas. Antes de integrar o quadro de docentes efetivos da UFRJ, atuou como professora de Português no Ensino Fundamental da Prefeitura do Rio de Janeiro. Tem experiência em pesquisa nas áreas de Letras e Linguística, com ênfase em Língua Portuguesa, e em relação a estes temas: variação e mudança de fenômenos fonéticos (pretônicas) e morfossintáticos (formas de tratamento ou referencialidade e construções com formas verbais); mudança de formas linguísticas decorrentes de mecanismos de gramaticalização, lexicalização, mudança construcional e construcionalização; predicação; auxiliaridade; impessoalização discursiva; temporalidade, aspectualidade e modalização. Coordena o Projeto PREDICAR Formação e expressão de predicados complexos e predicações. Os estudos nesse projeto desenvolvem-se com base em análise de usos do Português e/ou em pesquisa experimental e no quadro teórico da Linguística Funcional-Cognitiva e da Gramática das Construções ou sob a ótica de compatibilização entre Funcionalismo/Gramática de Construções e Sociolinguística. E visam a colaborar para a descrição da Gramática de Construções do Português. A docente participa do grupo de pesquisa Discurso & Gramática com sede na UFRJ, que se vincula a sedes na UFF e UFRN. Integra, na gestão 2014-2020, a coordenação do Eixo 1 do GT de Sociolinguística da ANPOLL (Variação e Mudança Linguística). Coordena esse GT no biênio 2018-2020. É membro do Comitê de Ética em Pesquisa do IESC/UFRJ e de NDE de cursos da Faculdade de Letras/UFRJ. É uma das editoras gestoras da Revista Diadorim: estudos linguísticos e literários do Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas. Participa ativamente de eventos científicos locais, nacionais e internacionais. Preside atualmente a Comissão Organizadora do Fórum Internacional em Sociolinguística (www.fis2019.com.br). Tem diversas publicações nas áreas de seu fazer científico.

Downloads

Publicado

2021-04-04

Como Citar

MARTINS, G. L.; MACHADO VIEIRA, M. dos S. CONSTRUÇÃO DE TEMPO DECORRIDO: USOS NO PORTUGUÊS BRASILEIRO. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 67, p. 215–241, 2021. DOI: 10.9771/ell.v0i67.37858. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/37858. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS / ARTICLES