“Território do brincar – diálogo com as escolas”: repensando o cotidiano escolar a partir do brincar livre
rethinking everyday school life from free play
DOI:
https://doi.org/10.9771/re.v12i3.54014Palabras clave:
brincar livre, infância, conhecimento, socializaçãoResumen
A presente pesquisa foi concebida com o intuito de compreender os efeitos do documentário Território do brincar no cotidiano das escolas citadas no curta-metragem Território do brincar: diálogo com as escolas, com vistas a produzir importantes reflexões sobre as nuances pedagógicas inerentes ao brincar livre no contexto escolar. Para tanto, foram realizadas análises dis- cursivas a partir das falas apresentadas no referido curta-metragem. Uma das conclusões destacadas neste artigo é de que a organizadora do projeto “Ter- ritório do brincar” expressa claramente sua intenção de produzir elementos que ajudem educadores a repensar o brincar dentro do contexto escolar, a partir das manifestações lúdicas expressas pelas crianças em seus cotidianos fora da escola. As críticas e reflexões aqui destacadas apontam oportunas e relevantes possibilidades de mudanças na organização escolar de instituições de ensino básico e infantil, que corroboram com um fazer docente alinhado aos interesses e necessidades educacionais das crianças brasileiras, em sua diversidade e inteireza.
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