Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- A contribuição deverá ser original e inédita.
- Os originais (em português ou espanhol) deverão ser redigidos na ortografia oficial e digitados em processadores de texto sendo salvos, preferencialmente, em formatos abertos (odt – usando o OpenOffice ou BrOffice, por exemplo) ou nos formatos rtf ou doc, usando qualquer outro programa de edição de texto.
- Em consonância com as preocupações éticas para a pesquisa, informamos que, caso seja utilizada a Inteligência Artificial Generativa, seu uso deve ser declarado pelos autores, em nota de rodapé, respeitando os princípios éticos e de transparência, originalidade e qualidade científica do artigo. Toda a responsabilidade e garantia da precisão científica do trabalho fica a cargo dos autores.
- Todos os endereços "URL" no texto (ex.: http://pkp.ubc.ca) estarão ativos.
- A fonte deverá ser Times New Roman, corpo 12, espaçamento 1 ½, justificado, de 25 mil à 45 mil caracteres com espaço, não incluindo os resumos e as palavras-chave.
- As referências finais e no corpo do trabalho deverão estar segundo as normas da ABNT, especialmente a NBR6023, de agosto de 2002 incluindo a NBR 10520 de 19 de julho de 2023.
- O texto segue os requisitos de formatação da revista segundo as Diretrizes do autor, encontradas na seção "Sobre" a revista. O arquivo com o artigo não contém nenhum tipo de identificação. A identificação do autor foi removida, e "autor" e "ano" foram usados na bibliografia e notas de rodapé, ao invés de nomes de autores, títulos, etc. O nome do autor foi removido em "Propriedades do documento", opção do menu "Arquivo" na maioria programas editores de texto (LibreOffice, BrOfficce, Word etc).
- Não serão permitidos Anexos e Apêndices ao artigo.
-
No original, deverá ser observada a seguinte estrutura:
Resumo e palavras-chave em português, inglês e espanhol. O Resumo deverá conter entre 150 a 250 palavras, de acordo com a NBR 6028/2003, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Título em inglês e descritores (palavras-chave, key words, palabras clave) deverão acompanhar o Resumo, o Abstract e o Resumen, contendo no máximo, cinco palavras em português, inglês e espanhol, que deverão ser extraídas do Thesaurus Brasileiro de Educação, do INEP, no seguinte endereço: http://www.inep.gov.br/pesquisa/thesaurus/. - As Resenhas deverão ter, no máximo, 10 mil palavras, seguindo a mesma formatação dos artigos (vide anteriores). É imprescindível a indicação da referência completa da obra resenhada.
Dossiê: Caminhos e desafios na formação de professores: entre saberes e práticas
Dossiê: Caminhos e desafios na formação de professores: entre saberes e práticas apresentadas no IX SeForProf
Este dossiê tem como objetivo reunir contribuições acadêmicas apresentadas no IX Seminário de Formação de Professores (IX SeForProf), promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (PPGE/UFTM), evento que propiciou um espaço de reflexão e de troca de experiências entre docentes, pesquisadores e educadores de diversas áreas. Neste dossiê buscamos destacar as diferentes abordagens, metodologias e desafios enfrentados pelos profissionais da Educação, formadores de formadores, em um cenário de constante transformação. As pesquisas aqui apresentadas refletem sobre o papel da formação docente no contexto contemporâneo e os caminhos possíveis para fortalecê-la.
Ao longo deste dossiê são explorados os saberes acadêmicos e as práticas pedagógicas que emergem das experiências vividas por formadores em diferentes contextos educativos. O objetivo é mapear as complexidades da formação docente e os desafios impostos por diversas realidades, nas mais diferentes subáreas da Educação. As reflexões aqui apresentadas não apenas ampliam o entendimento sobre a formação de professores, mas propõem novas perspectivas para a construção de políticas educacionais e a promoção de uma formação contínua e contextualizada. Espera-se que este dossiê contribua para o aprofundamento do debate sobre a centralidade do professor na construção de uma educação no espaço da diversidade, da sustentabilidade e da inclusão.