Informação para Autores

Deseja enviar contribuições à revista? Convidamos todos a conferir a seção Sobre a revista, bem como as Diretrizes para Autores abaixo. É necessário que os autores se cadastrem no sistema antes de submeter um novo artigo; caso já tenha sido cadastrado ou publicado anteriormente basta acessar o sistema e iniciar o processo dos passos de submissão. A Revista aceita artigos de estudantes e graduados, desde que em coautoria com docentes ligados a alguma instituição, orientadores ou não. 

O título do artigo submetido, assim como dos autores deverão ser inseridos no sistema SEM caixa alta.

Política de Publicação

A Revista entreideias: educação, cultura e sociedade publica os artigos tão logo os mesmos passem por todo o processo editorial, ou seja, que sejam avaliados e aprovados pelos pares, revisados, normatizados e formatados. A numeração das páginas dos artigos publicados já é a definitiva.

Diretrizes para Autores

Os Artigos deverão observar o escopo da revista, versando sobre temáticas referentes à educação, o que deverá estar explícito no título e resumo. Deverão ser submetidos como "Artigos", a não ser quando combinado previamente com a equipe editorial quanto a sua inclusão em algum Número Temático.

É possível submeter artigos de um, dois ou no máximo três autores, sem identificação de autoria no arquivo submetido. Os originais (em português ou espanhol) deverão ser redigidos na ortografia oficial e digitados em processadores de texto sendo salvos em doc, docx, rtf, usando qualquer programa de edição de texto. A fonte deverá ser Times New Roman, corpo 12, espaçamento 1 ½, justificado ou Liberation Sans (fonte livre). Os artigos devem ter entre 25.000 e 45.000 caracteres com espaço, não incluindo os resumos e as palavras-chave. Não serão permitidos Anexos e Apêndices ao artigo.

As Resenhas deverão ter, no máximo, 10.000 caracteres com espaço, seguindo a mesma formatação utilizada para os artigos (anteriormente definidas). É imprescindível a indicação da referência completa da obra resenhada. 

No original, deverá ser observada a seguinte estrutura:

O título do artigo deve ter no máximo 15 palavras (diretriz para submissões a partir de setembro 2019). Resumo, título e palavras-chave em português, inglês e espanhol. Ele deverá conter entre 150 a 250 palavras, de acordo com a NBR 6028/2003, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Descritores (palavras-chave, keywords e palabras clave) deverão acompanhar o Resumo, o Abstract (em inglês) e o Resumen (em espanhol), contendo no máximo, cinco palavras, que deverão, de preferência, serem extraídas do Thesaurus Brasileiro de Educação, do INEP, no seguinte endereço:  http://www.inep.gov.br/pesquisa/thesaurus/.

Cada autor/a só poderá ter UM artigo em tramitação. Será observado um intervalo de 12 meses entre a publicação de textos escritos pelo/a mesmo/a autor/a e o início de um novo processo de submissão. No caso de professores e/ou pesquisadores vinculados à Universidade Federal da Bahia, será observado um intervalo de 36 meses entre a publicação de textos escritos pelo/a mesmo/a autor/a e o início de um novo processo de submissão (diretrizes válidas a partir de novembro de 2019). 

A “Revista entreideias: educação, cultura e sociedade” segue as normas da ABNT vigentes referentes à Apresentação de citações em documentos (NBR-10 520), Numeração progressiva das seções de um documento (NBR 6024) e as Normas de apresentação tabular, do IBGE.

Destaca-se que, de acordo com as normas da ABNT e da política da Revista, deverão ser seguidas as seguintes orientações para a preparação dos originais:

1. Título principal em negrito e minúsculas, seções primárias
maiúsculas e secundárias (títulos internos), em maiúsculas
sem negrito.
2. Abreviaturas e siglas utilizadas pela primeira vez no texto
devem figurar entre parênteses após o nome por extenso.
3. Citações com mais de três linhas deverão ser recuadas em
4 cm a partir da esquerda, espaço simples, justificado e
digitado em corpo 11.
4. As notas, quando existirem, deverão ser exclusivamente
explicativas, numeradas sequencialmente e aparecerem
no pé de página.
5. Quadros, gráficos, mapas, tabelas, entre outros, deverão ser numerados, titulados corretamente e com indicação das
fontes que lhes correspondem, devendo ser postados no
sistema separadamente, em arquivo separado, nomeado com o que se trata. A indicação no arquivo do texto deve ser clara quanto a sua localização. As imagens devem ser transferidas como arquivo JPG, com boa resolução (300 dpi).  Fotos contendo sujeitos menores de 18 anos precisam de autorização de uso de imagem dos responsáveis.                                                                                                                   6. As Referências deverão conter tão somente os autores e textos citados no artigo e serem apresentadas ao final do texto, em ordem alfabética, de acordo com a NBR-6023/2002, da ABNT.