“Território do brincar – diálogo com as escolas”: repensando o cotidiano escolar a partir do brincar livre
rethinking everyday school life from free play
DOI:
https://doi.org/10.9771/re.v12i3.54014Palavras-chave:
brincar livre, infância, conhecimento, socializaçãoResumo
A presente pesquisa foi concebida com o intuito de compreender os efeitos do documentário Território do brincar no cotidiano das escolas citadas no curta-metragem Território do brincar: diálogo com as escolas, com vistas a produzir importantes reflexões sobre as nuances pedagógicas inerentes ao brincar livre no contexto escolar. Para tanto, foram realizadas análises dis- cursivas a partir das falas apresentadas no referido curta-metragem. Uma das conclusões destacadas neste artigo é de que a organizadora do projeto “Ter- ritório do brincar” expressa claramente sua intenção de produzir elementos que ajudem educadores a repensar o brincar dentro do contexto escolar, a partir das manifestações lúdicas expressas pelas crianças em seus cotidianos fora da escola. As críticas e reflexões aqui destacadas apontam oportunas e relevantes possibilidades de mudanças na organização escolar de instituições de ensino básico e infantil, que corroboram com um fazer docente alinhado aos interesses e necessidades educacionais das crianças brasileiras, em sua diversidade e inteireza.
Downloads
Referências
ARIÈS, P. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
BENJAMIN, W. Obras escolhidas I: magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1985.
BENJAMIN, W. Reflexões: a criança, o brinquedo, a educação. São Paulo: Summus, 2010.
BROUGÈRE, G. Brinquedo e cultura. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2001. CAILLOIS, R. Os jogos e os homens: a máscara e a vertigem. Lisboa:
Cotovia, 1990.
CARVALHO, A.; GUIMARÃES, M. Desenvolvimento da criança de
a 6 anos. In: CARVALHO, A.; SALLES, F.; GUIMARÃES, M. (org.). Desenvolvimento e aprendizagem. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2002. p. 77-88.
CERQUEIRA-SANTOS, E. Um estudo sobre a brincadeira entre crianças em situação de rua. 2004. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/ handle/10183/5809/000432015.pdf?sequence=1. Acesso em: 5 set. 2019.
CHATEAU, J. O jogo e a criança. São Paulo: Summus, 1987.
CORSARO, W. Reprodução interpretativa e cultura de pares em crianças. Curso de Extensão Reprodução Interpretativa e Cultura de Pares em Crianças, Porto Alegre, v. 14, 2007. Não paginado.
CORSETTI, B. A análise documental no contexto da metodologia qualitativa: uma abordagem a partir da experiência de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisinos. Periódicos Unisinos, Porto Alegre, v. 1, n. 1, p. 32-46, 2006. Disponível em: http:// www.unirevista.unisinos.br/_pdf/ART%2005%20BCorsetti.pdf. Acesso em: 10 set. 2019.
DEBORTOLI, J. A. de O. As crianças e as brincadeiras. In: CARVALHO, A.; SALLES, F.; GUIMARÃES, M. (org.). Desenvolvimento e aprendizagem. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2002. p. 77-88.
DEBORTOLI, J. A. de O. Educação Infantil e Conhecimento Escolar. In: CARVALHO, A. et al. (org.). Brincares. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2005. p. 65-82.
DIDONET, V. O direito de brincar. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BRINQUEDOTECAS, 1., 1994, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: Associação Brasileira de Brinquedotecas, 1994.
FARIA, E. L. Apesar de você: o brincar no cotidiano na escola. Licere, Belo Horizonte, v. 5, n. 1, p. 13-22, 2002.
FROEBEL, F. Pedagogics of the kindergarten: his ideas concerning the play and playthings of the child. New York: D. Appleton, 1912.
HUIZINGA, J. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 1990.
INGOLD, T. The perception of the environment: essays in livelihood, dwelling and skill. London: Routledge, 2000.
KISHIMOTO, T. M. O Brincar e suas teorias. São Paulo: Cengage Learning, 2008.
PIAGET, J. O nascimento da inteligência na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.
PIMENTEL, A. Vygotsky: uma abordagem histórico-cultural da educação infantil. In: OLIVEIRA-FORMOSINHO, J.; KISHIMOTO, T. M.; PINAZZA, M. A. (org.). Pedagogia(s) da infância: dialogando com o passado, construindo o futuro. Porto Alegre: Artmed. 2007. p. 219-248.
SPRÉA, N. E. A proibição das brincadeiras: um estudo sobre a experiência lúdica infantil na escola. 2018. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2018. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/xmlui/bitstream/ handle/1884/56182/R%20-%20T%20-%20NELIO%20EDUARDO%20 SPREA.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 11 dez. 2023.
TERRITÓRIO do brincar. Direção: Renata Meirelles, David Reeks. Produção: Marcos Nisti, Estela Renner, Luana Lobo. Roteiro: Renata Meirelles, Anna Clara Peltier. Fotografia: David Reeks. São Paulo: Maria Farinha Filmes, 2015a. 1 vídeo (90 min). Disponível em: https://mff. com.br/films/territorio-do-brincar/. Acesso em: 10 fev. 2020.
TERRITÓRIO do brincar: diálogo com as escolas. Direção: Renata Meirelles, David Reeks. Produção: Marcos Nisti, Estela Renner, Luana Lobo. Roteiro: Renata Meirelles, Anna Clara Peltier. Fotografia: David Reeks. São Paulo: Maria Farinha Filmes, 2015b. 1 vídeo (25 min).
VELHO, G. Cultura subjetiva e projetos de felicidade. In: FREIRE FILHO, J. Ser feliz hoje: reflexões sobre o imperativo da felicidade. Rio de Janeiro: FGV, 2010. p. 227-238.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991
WINNICOTT, D. W. A criança e seu mundo. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.