“Território do brincar – diálogo com as escolas”: repensando o cotidiano escolar a partir do brincar livre

rethinking everyday school life from free play

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v12i3.54014

Palavras-chave:

brincar livre, infância, conhecimento, socialização

Resumo

A presente pesquisa foi concebida com o intuito de compreender os efeitos do documentário Território do brincar no cotidiano das escolas citadas no curta-metragem Território do brincar: diálogo com as escolas, com vistas a produzir importantes reflexões sobre as nuances pedagógicas inerentes ao brincar livre no contexto escolar. Para tanto, foram realizadas análises dis- cursivas a partir das falas apresentadas no referido curta-metragem. Uma das conclusões destacadas neste artigo é de que a organizadora do projeto “Ter- ritório do brincar” expressa claramente sua intenção de produzir elementos que ajudem educadores a repensar o brincar dentro do contexto escolar, a partir das manifestações lúdicas expressas pelas crianças em seus cotidianos fora da escola. As críticas e reflexões aqui destacadas apontam oportunas e relevantes possibilidades de mudanças na organização escolar de instituições de ensino básico e infantil, que corroboram com um fazer docente alinhado aos interesses e necessidades educacionais das crianças brasileiras, em sua diversidade e inteireza.

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Biografia do Autor

Luciano Silveira Coelho, Universidade do Estado de Minas Gerais

Professor Adjunto do Departamento de Ciências do Movimento Humano (DCMH) da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Ibirité-MG.

Felipe Costa Andrade, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Licenciado em Educação Física pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Ibirité. 

Sheylazarth Presciliana Ribeiro, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Professora Adjunta do Departamento de Ciências do Movimento Humano (DCMH) da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Ibirité-MG.

Aládia Cristina Rodrigues Medina, Secretaria Municipal de Educação de Nova Lima (MG)

Professora  Adjunta do curso de Educação Física na Universidade Salgado de Oliveira (Belo Horizonte-MG) e Secretária Adjunta de Educação da Secretaria Municipal de Educação de Nova Lima-MG

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TERRITÓRIO do brincar: diálogo com as escolas. Direção: Renata Meirelles, David Reeks. Produção: Marcos Nisti, Estela Renner, Luana Lobo. Roteiro: Renata Meirelles, Anna Clara Peltier. Fotografia: David Reeks. São Paulo: Maria Farinha Filmes, 2015b. 1 vídeo (25 min).

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Publicado

2024-01-18

Como Citar

Coelho, L. S. ., Andrade, F. C. ., Ribeiro, S. P. ., & Medina, A. C. R. (2024). “Território do brincar – diálogo com as escolas”: repensando o cotidiano escolar a partir do brincar livre: rethinking everyday school life from free play. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 12(03). https://doi.org/10.9771/re.v12i3.54014

Edição

Seção

Artigos