TECNOLOGIA EDUCATIVA PARA REDE DE ATENDIMENTO ÀS MULHERES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA: ESTUDO DE VALIDAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.18471/rbe.v38.56775Palabras clave:
Tecnologia educativa; Validação; Violência; Mulher; Rede de apoioResumen
Objetivo: validar o conteúdo de uma tecnologia educativa sobre a rede de atendimento às mulheres em situação de violência do município de Feira de Santana-BA. Método: estudo metodológico que seguiu as etapas de levantamento bibliográfico, elaboração da cartilha e validação do material. A análise de dados considerou o índice de validade de conteúdo acima de 0,80. Resultados: a cartilha foi avaliada de forma positiva, constituída das partes sobre os tipos de violência e o caminho a ser percorrido na rede de apoio, para o objetivo do material educativo o ICV foi 0,33; estrutura e apresentação 0,66, com menor IVC de 0,25 para relevância, sendo adequados de acordo sugestões dos juízes. A taxa de concordância do público-alvo sobre a tecnologia educativa foi de 100%, exceto para categoria aparência e motivação que foi 75%. Considerações finais: a tecnologia educativa validada é viável e compreensível, auxiliando no enfrentamento e superação da violência contra mulher.
Descritores: Tecnologia educativa. Validação. Violência. Mulher. Rede de apoio.
Descargas
Citas
WORLD HEALTH ORGANIZATION. Violence against women. Ginebra: OPAS/OMS. [Internet]. 2016. [cited 2020 Sept 28]. Available from:<http://www.who.int/media centre/factsheets /fs23 9 /en/> Cited 19 de set 2020.
BARUFALDI, L. A. Violência de gênero: comparação da mortalidade por agressão em mulheres com e sem notificação prévia de violência. Ciência & Saúde Coletiva, 2017; 22: 2929-38. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232017229.12712017
SILVA NVN, PONTES CM, SOUZA NFC, VASCONCELOS GL. Tecnologias em saúde e suas contribuições para a promoção do aleitamento materno: revisão integrativa da literatura. Ciência & Saúde Coletiva, 2019; 24: 589-602. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232018242.03022017
BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher: Princípios e Diretrizes / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – 1. ed., 2. reimpr. Brasília: Ministério da Saúde, [Internet]. Brasília (DF); 2011 [cited 2022 Nov 20]. Available from: http://conselho.saude. gov.br/resolucoes.pdf
VIEIRA EM, PERDONA GSC, SANTOS MA. Fatores associados à violência física por parceiro íntimo em usuárias de serviços de saúde. Rev. Saúde Pública, 2011; 45(4): 730-7. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-89102011005000034
ALBUQUERQUE LN. Isolamento de mulheres em situação de violência pelo parceiro íntimo: uma condição em redes sociais. Esc. Anna Nery, 2017; 21(1): 1-8. DOI: https://doi.org/10.5935/1414-8145.20170007
REICHENHEIM ME, MORAES CL. Operacionalização de adaptação transcultural de instrumentos de aferição usados em epidemiologia. Revista de Saúde Pública, 2007; 41(6): 665-73. [cited 2022 Sept 29]. Available from: https://www.scielo.br/j/rsp/a/ZL8GFt3jxcFfHW3HzJjnyRn/?lang=pt&format=pdf
ALEXANDRE NMC, COLUCI MZO. Validade de conteúdo nos processos de construção e adaptação de instrumentos de medidas. Ciênc. saúde coletiva, 2011; 16(7): 3061-8. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-81232011000800006
POLIT DF, BECK CT. Fundamentos de Pesquisa em Enfermagem: Avaliação de evidências para as práticas de enfermagem. Porto Alegre (RS): Edições 7; 2011.
LYNN MR. Determination and quantification of content validity. Nursing research, 1986; 35(6):382-5. [cited 2022 Sept 30]. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/3640358/
SANTANA LN, RODRIGUES BTJ, SANTOS JUNIOR JESS. Design gráfico e livros didáticos: percepções de alunos do ensino fundamental acerca de sua importância e deficiências. Revista de Investigação e Ensino das Artes, 2017; 10(1): 1-13. [cited 2022 Sept 28]. Available from: http://convergencias.esart.ipcb.pt/?p=article&id=345
KENSKI VM. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas(SP): Edições 2; 2008.
SMITH F, CARLSSON E, KOKKINAKIS D, FORSBERG M, et al. Readability, suitability and comprehensibility in patient education materials for Swedish patients with colorectal cancer undergoing elective surgery: a mixed method design. Patient Educ Couns., 2014; 94(2): 202-9. DOI: 10.1016/j.pec.2013.10.009
SOUZA EFC, PINA-OLIVEIRA AA, SHIMO AKK. Effect of a breastfeeding educational intervention: a randomized controlled trial. Revista Latino- Americana de Enfermagem, 2020; 30(28):3328-35. DOI: 10.1590/1518-8345.3081.3335
ÁFIO ACE, BALBINO AC, ALVES, MDS, CARVALHO LV, SANTOS, MCL, OLIVEIRA, NR. Analysis of the concept of nursing educational technology applied to the patient. Rev Rene., 2014; 15(1): 158-65. DOI: https://doi.org/10.15253/2175-6783.2014000100020
LA TORRE G, SESTILI C, IAVAZZO E, MANNOCCI A. Fenomeno violenza súbita sul luogo di lavoro nel settore sanitário: validazione della versione italiana del questionario WHO. Clin Ter., 2017; 168(3): 199-202, 2017. DOI:10.7417/T.2017.2006
MOURA IH., SILVA AFR, ROCHA AESH, LIMA LHO, MOREIRA TMM, SILVA ARV. Construction and validation of educational materials for the prevention of metabolic syndrome in adolescents. Rev. Latino-Am. Enfermagem, 2017; 25: 1-8. https://doi.org/10.1590/1518-8345.2024.2934
SABINO LMM, FERREIRA ÁMV, JOVENTINO ES, LIMA FET, PENHA JC, LIMA KF. Elaboration and validation of a reader on childhood diarrhea prevention. Acta Paul Enfermagem, 2018; 31(3): 233-9. https://doi.org/10.1590/1982-0194201800034
LEITE SS, ÁFIO ACE, CARVALHO LV, SILVA JM, ALMEIDA PC, PAGLIUCA LMF. Construção e validação de Instrumento de Validação de Conteúdo Educativo em Saúde. Rev. Bras. Enfermagem, 2018; 71(suppl 4): 1732-8. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0648
NÓBREGA KBG, MARINUS MWLC, BELIAN RB, GONTIJO DT. Validação da tecnologia educacional “abuso não vai rolar” para as jovens com deficiência intelectual. Ciência & Saúde Coletiva, 2021; 26(7):2793-2806. https://doi.org/10.1590/1413-81232021267.09032021
SOARES IPP, TEIXEIRA E, SOUZA AA, LEDA AO, LIMA AS, VICTORIA KD. Guia educativo de apoio a familiares e cuidadores de idosos com Alzheimer: validação de conteúdo. Rev Baiana Enfermagem, 2021; 35: 1-10. DOI: https://doi.org/10.18471/rbe.v35.42533
SOUSA EKS, MORAIS EJS, AMORIM FCM, OLIVEIRA ADS, SOUSA KHJF, ALMEIDA CAPL. Elaboração e validação de uma tecnologia educacional acerca da violência contra a mulher. Escola Anna Nery, 2020; 24 (4): 1-8. https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2019-0314 v. 24, n. 4, p. 1–8, 2020.
MARTINS FDP, LEAL LP, LINHARES, FMP, SANTOS AHS, LEITE GO, PONTES CM. Efeito de tecnologia educacional jogo de tabuleiro no conhecimento de escolares sobre aleitamento materno. Revista Latino-Americana de Enfermagem, 2018; 26: 1-12. DOI: https://doi.org/10.1590/1518-8345.2316.3049
SCHELB M, CUNHA MLO, GOTTEMS LBD, CHARIGLIONE IPFS. O processo de construção de material educativo para mulheres vítimas de violência. Enfermagem em Foco, 2019; 10 (6): 50-56. DOI: DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2019.v10.n6.2324
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
MODELO DE DECLARACIÓN DE DERECHO DE AUTOR
ESCUELA DE ENFERMERÍA
PROGRAMA DE POS-GRADUACIÓN EN ENFERMERÍA
Universidade Federal da Bahia
La Coordinación Editorial
Revista Bahiana de Enfermería
CARTA DE CONSENTIMIENTO PARA PUBLICACIÓN, TRANSFERENCIA DE LOS DERECHOS DE AUTOR Y DECLARACIÓN DE RESPONSABILIDAD
Declaramos que, en caso de aceptación del manuscrito _____________________________, concordamos con la transferencia de todos los derechos de autor para la Revista Bahiana de Enfermería, vedada cualquier reproducción, total o parcial, en cualquier otra parte o medio de divulgación, impresa o electrónica, sin que la autorización, previa y necesaria, sea solicitada y, si es obtenida, haremos constar el competente agradecimiento a la Revista Bahiana de Enfermería.
Declaración de responsabilidad
- "Certifico que participé suficientemente de la autoría del manuscrito para hacer pública mi responsabilidad por el contenido."
- "Certifico que el manuscrito representa un trabajo original y que ni este manuscrito, en parte o en la íntegra, y ni otro trabajo con contenido substancialmente similar, de mi autoría, fue publicado o está siendo considerado para publicación en otra revista, ya sea en el formato impreso o electrónico."
- "Asumo total responsabilidad por las citas y referencias utilizadas en el texto, así como sobre los aspectos éticos que implican a los sujetos del estudio."
- "Certifico que, si es solicitado, otorgaré o cooperaré en la obtención y suministro de datos sobre los cuales el manuscrito está basado, para examen de los editores."
Firma del (o)s autora(e)s:
____________________________________
____________________________________
____________________________________
Salvador, ___ de ________ de _____.