TECNOLOGIA EDUCATIVA PARA REDE DE ATENDIMENTO ÀS MULHERES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA: ESTUDO DE VALIDAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v38.56775

Palavras-chave:

Tecnologia educativa; Validação; Violência; Mulher; Rede de apoio

Resumo

Objetivo: validar o conteúdo de uma tecnologia educativa sobre a rede de atendimento às mulheres em situação de violência do município de Feira de Santana-BA. Método: estudo metodológico que seguiu as etapas de levantamento bibliográfico, elaboração da cartilha e validação do material. A análise de dados considerou o índice de validade de conteúdo acima de 0,80. Resultados: a cartilha foi avaliada de forma positiva, constituída das partes sobre os tipos de violência e o caminho a ser percorrido na rede de apoio, para o objetivo do material educativo o ICV foi 0,33; estrutura e apresentação 0,66, com menor IVC de 0,25 para relevância, sendo adequados de acordo sugestões dos juízes. A taxa de concordância do público-alvo sobre a tecnologia educativa foi de 100%, exceto para categoria aparência e motivação que foi 75%. Considerações finais: a tecnologia educativa validada é viável e compreensível, auxiliando no enfrentamento e superação da violência contra mulher.

Descritores: Tecnologia educativa. Validação. Violência. Mulher. Rede de apoio.

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Biografia do Autor

Evilene de Almeida do Carmo, Universidade Estadual de Feira de Santana

Bacharel em Enfermagem pela Faculdade Nobre (Feira de Santana- Ba, 2009). Mestranda em Mestrado Profissional Em Enfermagem na Universidade Estadual de Feira de Santana- Ba.

Rosely Cabral de Carvalho, Universidade Estadual de Feira de Santana

Possui graduação em Enfermagem Obstétrica pela Escola Paulista de Medicina (1978), mestrado em Saúde Pública pela Universidade Federal da Bahia (1998) e doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2003). Estágio Pós Doutoral na UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR- UCSal (2016-2017 ), no Programa de Pós- graduação em Família na Sociedade Contemporânea , com a proposta de trabalho interdisciplinar cooperativo e compartilhado de dois núcleos de pesquisa da pós graduação na área de enfermagem NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS SOBRE VULNERABILIDADE E SAÜDE (NIEVS) e SALA DE SITUAÇÃO E ANÁLISE EPIDEMIOLÓGICA E ESTATÍSTICA (SSAEE) da Universidade Estadual de Feira de Santana -UEFS.  

Kátia Santana Freitas, Universidade Estadual de Feira de Santana

Pós-doutorado pelo Instituto de Medicina Social da UERJ (2017). Doutora pelo Programa de pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Bahia/UFBA (2011). Mestrado pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo/USP (2005). Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1999) e especialização com Residência em Enfermagem em Terapia Intensiva pela UFBA (2001). Atualmente Professora Titular do Departamento de Saúde da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Membro do Comitê de Pesquisa da UEFS. Coordenadora de pesquisa do Departamento de Saúde. Membro do comitê gestor do RedCap na UEFS. 

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Publicado

2024-12-23

Como Citar

Carmo, E. de A. do, Carvalho, R. C. de, & Freitas, K. S. (2024). TECNOLOGIA EDUCATIVA PARA REDE DE ATENDIMENTO ÀS MULHERES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA: ESTUDO DE VALIDAÇÃO. Revista Baiana De Enfermagem‏, 38(.). https://doi.org/10.18471/rbe.v38.56775

Edição

Seção

Artigo Original