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Diretrizes para Autores

 

INSTRUÇÕES PARA PREPARAÇÃO E SUBMISSÃO DOS MANUSCRITOS

 

O pagamento da Taxa de Avaliação deverá ser realizado SOMENTE após aprovação na Etapa de Pré-Análise, que será comunicada via e-mail.

As taxas de Avaliação e Publicação em nenhuma hipótese serão devolvidas.


  

SEÇÕES

Resumo

Parágrafo único, espaçamento simples, até 150 palavras, no idioma de origem (português, inglês ou espanhol). Especifica, sem destaque em negrito, as expressões: objetivo, método, resultados e conclusão (responde ao objetivo do estudo), texto inicia com letra minúscula. Não deve conter siglas não padronizadas internacionalmente.

*Aplicável para todas as categorias

 

Descritores

Descritores de três a seis, de acordo com os descritores em Ciências da Saúde (DeCS - http://decs.bvs.br) ou  Medical Subject Headings (MeSH - https://www.ncbi.nlm.nih.gov/mesh/), separados por ponto, iniciados por letra maiúscula e inseridos abaixo do resumo, em espaçamento simples.

 

Introdução

Contém problemática/justificativa do tema, relevância do objeto de estudo, questão de pesquisa (opcional) e objetivo (apresentado ao final).

*Aplicável para todas as categorias, exceto editorial e carta a editora.

 

Método

Método baseia-se no Guia Internacional para preparo de manuscritos Prisma (revisões sistemáticas e metanálises), Coreq (estudos qualitativos), Strobe (estudos observacionais em epidemiologia), Consort (ensaio clínico randomizado). Deve ser sinalizado sua utilização ao longo da metodologia

 

Prisma: https://www.equator-network.org/reporting-guidelines/prisma/

Coreq: https://academic.oup.com/intqhc/article/19/6/349/1791966

Strobe: https://www.equator-network.org/reporting-guidelines/strobe/

Consort: https://www.equator-network.org/reporting-guidelines/consort/  

*Aplicável para todas as categorias, exceto relato de experiência/ caso e reflexão ou ensaio

 

Informa tipo/natureza da pesquisa, lócus/cenário, população/amostra/participantes, critérios de inclusão e exclusão, período e técnica/instrumento de coleta de dados, técnica de processamento/sistematização e análise de dados, aspectos éticos

*Aplicável para manuscrito original e revisão

 

Informa cenário, população, período, descrição da coleta de dados e da experiência, com avaliação do processo vivido.

*Aplicável para manuscrito de relato de experiência/caso

** Carta a editora não precisa de método

 

Resultados

Coerentes com o objetivo do estudo e limitam-se a apresentar/descrever os achados, sem discuti-los

 

Discussão

Interpretação dos achados e estratégias de superação da problemática com embasamento na produção nacional e internacional, finalizando com limitações e contribuições do estudo.

 

*Em caso de reflexão ou ensaio, relato de experiência/ caso, as(os) autoras(es) podem nomear as seções como melhor lhe aprouver ou ainda apresentar resultados e discussões de maneira conjunta.

 

Conclusão/ Considerações finais

Coerente com o objetivo/questão de pesquisa e limita-se às evidências dos achados. Não deve conter citações.

 

PREPARO PARA SUBMISSÃO

Deverão ser anexados no sistema, juntamente com o manuscrito (Template RBE padrão), os seguintes documentos:

 

* Checklist (Template RBE Checklist);

O manuscrito deverá ser submetido atendendo às normas para publicação na RBE dispostas a seguir: 

N.

ITEM

1

Preenchimento dos metatados do Sistema, com informações sobre autoras(es) e manuscrito: nome, Orcid, instituição/afiliação e resumo da biografia.

2

Quantidade de autoras(es): no máximo 7, exceto para estudos multicêntricos (anexar carta à editora com solicitação e justificativa).

Quantidade máxima de páginas: manuscrito original (15); revisão (20); relato de experiência (10); reflexão e ensaio (10); Carta à editora (2).

3

Informa a categoria do manuscrito: original, de revisão, relato de experiência, reflexão, ensaio, carta.

Categoria do manuscrito informada em caixa alta somente na primeira letra, no canto superior direito, acima do título.

4

Texto encontra-se nos idiomas português, inglês ou espanhol.

Texto não apresenta qualquer informação que identifique a autoria (nomes, financiamento, título de origem do recorte, agradecimentos).

Texto em formato DOC, DOCX (Microsoft Word), ODT (OpenOffice) ou RTF (bloco de notas), justificado, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 cm, margens de 2 cm, parágrafos com recuo de 1,25 cm na primeira linha, páginas numeradas na parte superior direita. Destaques em itálico. Sublinhado apenas em endereços URL.

Títulos das seções textuais (Introdução, Método, Resultados, Discussão e Conclusão) em caixa alta somente na primeira letra, negrito, sem numeração e sem recuo à esquerda. Subtítulos das seções devem estar em itálico.

Texto segue o estilo bibliográfico Vancouver (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK7256/), observando citação numérica consecutiva, em sobrescrito e entre parênteses, colocada junto à última letra da palavra que a antecede e antes do sinal de pontuação.

Texto com citação ipsis litteris (direta) inferior a três linhas, entre aspas, sem itálico e inseridas no texto.

Citação direta indicada pelo número da fonte seguida do número da página e dela separada por dois pontos. Ex.: (1:35).

5

Ilustração (gráfico, quadro, esquema, mapa, imagem, fluxograma, foto etc.), em número máximo de cinco, inserida no texto, após o parágrafo que a refere, legível e nítida, com título localizado na parte superior e fonte na parte inferior. Se for de autoria própria, informar: Elaboração própria.

Fotos de pessoas editadas para assegurar o anonimato.

Tabelas elaboradas conforme Normas de Apresentação Tabular do IBGE (http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv23907.pdf): título contendo “o que”, “de quem”. Cidade, Estado, País–ano da coleta de dados, seguido de ponto.  Tamanho da amostra estudada está informado entre parênteses e precedido da letra N e sinal de igualdade. Não acrescenta ponto no final Ex: Tabela 1 – Distribuição das variáveis sociodemográficas de pessoas diagnosticadas com tuberculose. Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil – 2014-2016. (N=196)

Quadros e tabelas em fonte Times New Roman, tamanho 11, espaçamento simples, negrito apenas no cabeçalho, caixa alta apenas nas iniciais da variável e nas abreviaturas e siglas padronizadas. Em caso de legendas usar fonte tamanho 10.

Quadros com linhas horizontais e verticais internas e externas.

Tabelas com linhas apenas no cabeçalho e no fechamento.

6

Título do manuscrito no idioma de origem do manuscrito, em negrito, caixa alta com até 15 palavras, refletindo o objeto do estudo. Não deve conter siglas ou abreviaturas. Se tratando de revisões, esta deve ser indicada no título.

7

Resumo em parágrafo único, espaçamento simples, até 150 palavras, no idioma de origem (português, inglês ou espanhol). Especifica, sem destaque em negrito, as expressões: objetivo, método, resultados e conclusão (responde ao objetivo do estudo), texto inicia com letra minúscula. Não deve conter siglas não padronizadas internacionalmente.

Resumo de revisões constando bases de dados consultadas.

Resumo de ensaios clínicos constando número de registro.

8

Descritores de três a seis, de acordo com os descritores em Ciências da Saúde (DeCS - http://decs.bvs.br) ou  Medical Subject Headings (MeSH - https://www.ncbi.nlm.nih.gov/mesh/), separados por ponto, iniciados por letra maiúscula e inseridos abaixo do resumo, em espaçamento simples.

9

Introdução contém problemática/justificativa do tema, relevância do objeto de estudo, questão de pesquisa (opcional) e objetivo.

10

Método, para manuscrito original, informa tipo/natureza da pesquisa, lócus/cenário, população/amostra/participantes, critérios de inclusão e exclusão, período e técnica/instrumento de coleta de dados, técnica de processamento/sistematização e análise de dados, aspectos éticos.

Método baseia-se no Guia Internacional para preparo de manuscritos Prisma (revisões sistemáticas e metanálises), Coreq (estudos qualitativos), Strobe (estudos observacionais em epidemiologia), Consort (ensaio clínico randomizado).

Prisma: https://www.equator-network.org/reporting-guidelines/prisma/

Coreq: https://academic.oup.com/intqhc/article/19/6/349/1791966

Strobe: https://www.equator-network.org/reporting-guidelines/strobe/

Consort: https://www.equator-network.org/reporting-guidelines/consort/

11

Resultados estão coerentes com o objetivo do estudo e limitam-se a apresentar/descrever os achados, sem discuti-los.

Em caso de falas/depoimentos, usada fonte tamanho 11, itálico, espaçamento simples, recuo esquerdo de 4 cm, sem aspas, seguido do codinome entre parêntese sem itálico.

Revisão de Literatura:

- Apresentar o Fluxograma de informações das diferentes fases da revisão.

- Apresentar quadros sínteses dos artigos incluídos no estudo e podem contemplar os seguintes itens: referência do artigo selecionado, ano de publicação, delineamento e número de pacientes, intervenções, desfechos e indicador de qualidade do estudo (opcional para integrativas) ou nível de evidência.

12

Discussão contém interpretação dos achados e estratégias de superação da problemática com embasamento na produção nacional e internacional, finalizando com limitações e contribuições do estudo.   

13

Conclusão/ Considerações finais está/ estão coerente com o objetivo/questão de pesquisa e limita-se às evidências dos achados. Não deve conter citações.

14

Nas referências, títulos dos periódicos internacionais abreviados de acordo com a List of Journals Indexed for MEDLINE, publicada anualmente pela National Library of Medicine (https://www.nlm.nih.gov/archive/20130415/tsd/serials/lji.html).

Nas referências, títulos de periódicos nacionais e latino-americanos estão de acordo com o Portal de Revistas Científicas em Ciências da Saúde da Biblioteca Virtual em Saúde - BVS (http://portal.revistas.bvs.br).

Nas referências, consta número do DOI ou, se indisponível, endereço da URL e data do acesso.

Referências atualizadas (recomenda-se 70% nos últimos 5 anos).

Referências internacionais (recomenda-se 40%).

Quantidade de referências:  manuscrito original (25); revisão (30); relato de experiência (15); reflexão e ensaio (15).

15

Documentos suplementares submetidos ao sistema: checklist (Template RBE Checklist); Declaração de Responsabilidades assinada por todas(os) as(os) autoras(es) (Template RBE Declaração de Responsabilidades); formulário SciELO (se preprint) (Template SciELO); autorização do Comitê de Ética em Pesquisa (manuscritos originais, exceto pesquisa documental); folha de rosto (Template RBE Folha de Rosto);Protocolo de registro no PROSPEROhttps://www.crd.york.ac.uk/prospero/, ou disponibilizados em um site de acesso livre, se revisão sistemática

16

Folha de rosto (Template RBE Folha de Rosto) contém título em caixa alta, negrito, em português (máximo de 15 palavras); nome completo das(dos) autoras(es) (centralizado, com nota de rodapé numerada, indicando titulação, vinculação institucional e Orcid); informações da autora responsável pela correspondência (nome, endereço institucional completo, telefone e endereço eletrônico); critérios de autoria; conflitos de interesse; fontes de financiamentos e agradecimentos, quando existirem.

* Declaração de responsabilidades Card

Documento, com assinatura de todas(os) autoras(es), declarando a colaboração de cada um(a) para o conteúdo, responsabilidade sobre o conteúdo e a transferência dos direitos autorais para a RBE (Template RBE Declaração de Responsabilidades).

 

*Formulário SciELO (se preprint)

 Formulário elaborado pelo SciELO no qual as(os) autoras(es) informam quanto à conformidade com a ciência aberta, como: se o manuscrito trata-se de preprint, nome do servidor e DOI (Formulário SciELO).

 

*Autorização do Comitê de Ética em Pesquisa

Documento exigido para as pesquisas realizadas com seres humanos, conforme preconiza Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012, do Conselho Nacional de Saúde (CNS).

 

*Folha de rosto (Template RBE Folha de Rosto).

Documento contendo informações necessárias para a publicação que não podem estar dispostos na versão para avaliação a fim de assegurar as questões éticas. São elas:

 

- Fontes de financiamento

No caso de financiamento para a realização do estudo, declarar fonte(s), pública(s) ou privada(s), e/ou fornecedores de materiais ou equipamentos, gratuitos ou com descontos, incluindo a origem (cidade, estado e país).

 

- Conflitos de interesse

Informar sobre a existência ou não de potencial conflito de interesses (pessoais, políticos e/ou financeiros, que envolvem patentes, honorários e patrocínio de materiais/insumos/equipamentos) entre as(os) autoras(es) e entidade pública ou privada que possa comprometer a credibilidade da publicação, das(os) autoras(es) e da própria ciência.

 

- Agradecimentos

Espaço para agradecer pessoas e/ou instituições (ex: apoio técnico do tipo bolsa de pesquisa para estudantes/profissionais) que contribuíram para a realização da pesquisa, porém não se enquadraram nos critérios de autoria da ICMJE

 

- Critérios de autoria

A RBE adota os critérios de autoria deliberados pelo Uniform Disclosure Form for Potential Conflicts of Interest (ICMJE). Deve-se especificar as contribuições individuais de cada autor(a) na elaboração do manuscrito (Rbe declaração de responsabilidades).

 

Aceitamos manuscritos com até sete autoras(es). Em caso de estudos multicêntricos, será avaliada a possibilidade de inclusão de mais autoras(es) mediante emissão de carta à Editora Chefe com solicitação e justificativa do pleito.

 

Orcid card

ORCiD (Open Researcher and Contributor ID) consiste em um registro alfanumérico, gratuito, que identifica cada pesquisador(a) e facilita atualização/gestão de suas atividades acadêmicas e profissionais.

 

Plágio card

As políticas de plágio adotadas pela RBE estão embasadas no esclarecimento e definição sobre a propriedade intelectual.

 

A RBE adota a utilização de software para detecção de similaridades na fase de Pré-Análise e Avaliação, por meio iThenticate Similarity Check, cujo relatório é analisado pelas editoras de seção, sob a coordenação da editora chefe.

 

Recomenda-se às(aos) autoras(es) verificação do manuscrito em antiplágios antes de submeterem o manuscrito à RBE.

 

Texto com até 25% de similaridades será avaliado quanto à correspondência a situações de plágio e, se identificado, encaminhado para que as(os) autoras(es) reescrevam trechos e/ou citem devidamente as(os) autoras(es) e retorne o arquivo juntamente com declaração esclarecendo o ocorrido. Acima deste percentual (>25%), as(os) autoras(es) e suas respectivas instituições serão notificadas quanto a identificação de plágio e consequente recusa do manuscrito. O mesmo ocorrerá se as similaridades forem detectadas após a publicação do manuscrito. Essas condutas, adotadas pela RBE, visam a redução do número de manuscritos com plágio e autoplágio.

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. Verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados no Check List antes da submissão do artigo no portal, com o objetivo de verificar a adequação às normas de Revista Baiana de Enfermagem (RBE) contidas nas Diretrizes para Autores.

 

Declaração de Direito Autoral

DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADES

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.