Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados no Check List antes da submissão do artigo no portal, com o objetivo de verificar a adequação às normas de Revista Baiana de Enfermagem (RBE) contidas nas Diretrizes para Autores.

Diretrizes para Autores

 

INSTRUÇÕES PARA PREPARAÇÃO E SUBMISSÃO DOS MANUSCRITOS

O pagamento da Taxa de Avaliação deverá ser realizado SOMENTE após aprovação na Etapa de Pré-Análise, que será comunicada via e-mail.

As taxas de Avaliação e Publicação em nenhuma hipótese serão devolvidas.

Mais informações sobre custos consulte em Sobre >  Sobre a revista > Custos para publicação

Estrutura do artigo (Exceto Carta à Editora e Editorial - consultar orientações em políticas de seção)

 

Título

O título do artigo deverá ser apresentado no idioma de origem, em negrito, maiúsculas, com até 15 palavras, refletindo o objeto do estudo com, no mínimo, dois descritores. Não deve conter siglas ou abreviaturas. Tratando-se de “revisão”, esta expressão deve ser indicada no título.

Resumo 

O Resumo deverá ser apresentado em parágrafo único, espaçamento simples, com 120 até 150 palavras, no idioma de origem (português, inglês ou espanhol). Especificar, sem destaque em negrito e seguidas de dois pontos, as expressões: objetivo (idêntico ao apresentado no final da Introdução), método, resultados e conclusão/considerações finais (responde ao objetivo do estudo; o termo conclusão/considerações finais deve ser o mesmo empregado no texto). Texto inicia na sequência dos dois pontos com letra minúscula e não deve conter siglas não padronizadas internacionalmente.

Descritores/ Descriptors/ Descriptores

Os Descritores deverão estar inseridos abaixo do resumo, cada palavra iniciada por letra maiúscula, exceto artigos e preposições, separados por ponto, com espaçamento simples entre linhas, em número de cinco, nos idiomas português, inglês e espanhol, tal como consta nos descritores em Ciências da Saúde (DeCS - http://decs.bvs.br) ou Medical Subject Headings (MeSH - https://www.ncbi.nlm.nih.gov/mesh/).

Introdução

Na Introdução deverão constar: tema, problemática, justificativa e relevância do objeto de estudo, questão de pesquisa (opcional) e objetivo (apresentado no final, com verbo no infinitivo)

Método

O Método deve informar tipo/natureza e delineamento da pesquisa, lócus/cenário, população/amostra/participantes, critérios de inclusão e exclusão, definição da amostra, período e técnica/instrumento de coleta de dados, técnica de processamento/sistematização e análise de dados, aspectos éticos.

Baseia-se em Guia Internacional para preparo de artigos: Coreq ou SRQR (estudos qualitativos), Strobe (estudos observacionais em epidemiologia), Consort (ensaio clínico randomizado), Prisma (revisões sistemáticas com ou sem metanálise), Prisma SCr (Scoping Reviews). Deve ser informada sua utilização ao longo da seção.

Coreq: https://www.equator-network.org/reporting-guidelines/coreq/

SRQR:https://www.equator-network.org/reporting-guidelines/srqr/

Strobe: https://www.equator-network.org/reporting-guidelines/strobe/

Consort: https://www.equator-network.org/reporting-guidelines/consort/

Prisma: https://www.equator-network.org/reporting-guidelines/prisma/

Prisma SCr: https://www.equator-network.org/reporting-guidelines/prisma-scr/

 

Para obtenção de outros guias, acessar o portal da Rede EQUATOR (Enhancing the Quality and Transparency of health Research): https://www.equator-network.org

 

Resultados

Os Resultados deverão estar coerentes com o objetivo do estudo, apresentados no passado e limitados à apresentação/descrição dos achados (sem discuti-los). Ao serem apresentados por meio de ilustrações (figuras, gráficos e quadros etc.) e tabelas, seu conteúdo não deve ser repetido no texto, que deve ser complementar.

Resultados e Discussão em seções distintas, exceto para Reflexão/Ensaio e Relato de Experiência/Caso, quando podem constar juntos, com título de escolha das(os) autoras(es).

Discussão

Na Discussão deverão constar interpretação dos achados e estratégias de superação da problemática, com embasamento na produção nacional e internacional, finalizando com informações relativas às limitações e contribuições do estudo.

Apenas para Reflexão/Ensaio e Relato de Experiência/Caso pode constar junto com Resultados, com título de escolha das(os) autoras(es).

Conclusão/Considerações Finais

A Conclusão/Considerações Finais deverá responder ao objetivo do estudo, limitando-se às evidências dos achados. Não deve conter citações.

Usar o termo Conclusão em estudos quantitativos e Considerações Finais em estudos qualitativos.

Referências

As Referências devem estar atualizadas* (mínimo de 70% nos últimos 5 anos) e contemplando a literatura internacional* (mínimo de 30%), exceto para Revisão. O número de referências deve respeitar o máximo preconizado em cada categoria.

* Para revisão, esses percentuais não incluem os artigos do resultado. Organização no estilo Vancouver, conforme guia (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK7256/) e exemplos dispostos no Template Rbe Padrão: listar apenas os nomes dos seis primeiros autores, seguidos da expressão et al.

- Na citação de material da internet, inserir número do DOI ou, se indisponível, qualquer que seja o idioma dos dados da fonte, informar, em inglês, data do acesso e endereço da URL, exemplo: [cited ano mês (em inglês) dia]. Available from: endereço eletrônico. Não colocar ponto final depois do DOI ou do endereço eletrônico.

- Na indicação do título do periódico, informar maiúsculas e minúsculas na forma adotada pelo periódico. Se o título abreviado não constar no site do periódico, verificar se consta no Portal de Revistas Científicas em Ciências da Saúde da Biblioteca Virtual em Saúde - BVS (http://portal.revistas.bvs.br). Se, no site da revista, estiver diferente do informado na BVS, optar pelo informado no site.

- Não informar artigo/livro não publicado (no prelo).

 

PREPARO PARA SUBMISSÃO

Deverão ser anexados ao sistema, juntamente com o artigo (Template RBE padrão), os seguintes documentos:

*Checklist (Template RBE_Checklist) 

O artigo submetido deverá atender às normas para publicação na RBE dispostas a seguir: 

 

N.

ITEM

1

Preenchimento dos metadados do Sistema, com informações sobre autoras(es) e artigo: nome, Orcid, instituição/afiliação e resumo da biografia.

2

Quantidade de autoras(es): no máximo 7, exceto para estudos multicêntricos (anexar carta à editora com solicitação e justificativa).

Quantidade máxima de páginas: Artigo original (15), Revisão (20), Reflexão/Ensaio (10), Relato de Experiência/Caso (10,), Carta à Editora (2), Editorial (2).

3

Informa a categoria do artigo – Artigo Original, Revisão, Reflexão/Ensaio, Relato de Experiência/Caso, Carta à Editora –  no canto superior direito, acima do título, somente a primeira letra em maiúscula.

4

Texto encontra-se nos idiomas português, inglês ou espanhol.

Texto não apresenta qualquer informação que identifique a autoria (nomes, financiamento, título de origem do recorte, agradecimentos).

Texto em formato DOC, DOCX (Microsoft Word), ODT (OpenOffice) ou RTF (bloco de notas), justificado, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5 linhas, margens de 2 cm, parágrafos com recuo esquerdo de 1,25 cm na primeira linha, páginas numeradas na parte superior direita. Destaques em itálico. Sublinhado apenas em endereços URL.

Títulos das seções textuais (Introdução, Método, Resultados, Discussão e Conclusão/Considerações Finais) somente a primeira letra em maiúscula, negrito, sem numeração e sem recuo à esquerda. Títulos das subseções devem estar em itálico sem negrito.

Texto segue o estilo “Vancouver” (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK7256/), observando citação numérica consecutiva, em sobrescrito e entre parênteses, colocada junto à última letra da palavra que a antecede e antes do sinal de pontuação.

Citação ipsis litteris (direta) entre aspas, e inseridas no texto, qualquer que seja a extensão.

Citação direta indicada pelo número da fonte seguida do número da página e dela separada por dois pontos. Ex.: (1:35).

5

Ilustração (gráfico, quadro, esquema, mapa, imagem, fluxograma, foto etc.) inserida no texto, após o parágrafo que a refere, legível e nítida, com identificação e título localizados na parte superior e fonte na parte inferior. Se for de autoria própria, informar: Fonte: Elaboração própria.

Fotos de pessoas devem ser editadas para assegurar o anonimato.

Tabelas elaboradas conforme Normas de Apresentação Tabular do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv23907.pdf): título “inscrito no topo para indicar a natureza e as abrangências geográfica e temporal dos dados numéricos”. Tamanho da amostra estudada está informado entre parênteses e precedido da letra N e sinal de igualdade. Não acrescenta ponto no final. Ex.: Tabela 1 – Distribuição das variáveis sociodemográficas de pessoas diagnosticadas com tuberculose. Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil – 2014-2016. (N=196)

Quadros e tabelas em fonte Times New Roman, tamanho 11, espaçamento simples, negrito apenas na identificação (Ex.: Tabela 1 – Título) e no cabeçalho, maiúscula apenas nas iniciais da variável e nas abreviaturas e siglas padronizadas. Usar fonte tamanho 10 na indicação da Fonte e das Notas geral e específica.

Quadros com linhas horizontais e verticais internas e externas.

Tabelas com linhas horizontais no cabeçalho e no fechamento e verticais apenas no cabeçalho.

6

Título do artigo no idioma de origem, em negrito, maiúsculas, com até 15 palavras, refletindo o objeto do estudo. Não deve conter siglas ou abreviaturas. Tratando-se de Revisão, esta expressão deve ser indicada no título.

7

Resumo em parágrafo único, espaçamento simples, com 120 até 150 palavras, no idioma de origem (português, inglês ou espanhol). Especificar, sem destaque em negrito e seguidas de dois pontos, as expressões: objetivo (idêntico ao apresentado no final da Introdução), método, resultados e conclusão/considerações finais (responde ao objetivo do estudo; o termo conclusão/considerações finais deve ser o mesmo empregado no texto). Texto inicia na sequência dos dois pontos com letra minúscula e não deve conter siglas não padronizadas internacionalmente.

Resumo de Revisão deve informar bases de dados consultadas no método.

Resumo de Ensaios clínicos ou de Revisões sistemáticas deve informar número de registro no método.

8

Descritores em número de cinco, inseridos abaixo do resumo,  em espaçamento simples, de acordo com os descritores em Ciências da Saúde (DeCS - http://decs.bvs.br) ou Medical Subject Headings (MeSH - https://www.ncbi.nlm.nih.gov/mesh/), separados por ponto. A primeira letra de cada palavra do descritor deve estar em maiúscula, exceto artigos e preposições.

9

Introdução informa tema, problemática, justificativa e relevância do objeto de estudo, questão de pesquisa (opcional) e objetivo no final.

10

Método informa tipo/natureza da pesquisa, lócus/cenário, população/amostra/participantes, critérios de inclusão e exclusão, período e técnica/instrumento de coleta de dados, técnica de processamento/sistematização e análise de dados, aspectos éticos.

Método baseia-se no Guia Internacional para preparo de artigo Prisma (revisões sistemáticas e metanálises, sendo recomendada também como base para revisões integrativas), Coreq (estudos qualitativos), Strobe (estudos observacionais em epidemiologia), Consort (ensaio clínico randomizado).

Coreq: https://www.equator-network.org/reporting-guidelines/coreq/

SRQR:https://www.equator-network.org/reporting-guidelines/srqr/

Strobe: https://www.equator-network.org/reporting-guidelines/strobe/

Consort: https://www.equator-network.org/reporting-guidelines/consort/

Prisma: https://www.equator-network.org/reporting-guidelines/prisma/

Prisma SCr: https://www.equator-network.org/reporting-guidelines/prisma-scr/

11

Resultados coerentes com o objetivo do estudo, apresentam-se no passado e limitam-se a apresentar/descrever os achados, sem discuti-los.

Em caso de falas/depoimentos, fonte tamanho 11, itálico, espaçamento entre linhas simples, com recuo esquerdo de 1,25 cm em todas as linhas, sem aspas, seguido do codinome entre parêntesis e sem itálico.

Supressões e intercalações com fonte normal e entre colchetes.

A Revisão apresenta quadro-síntese das publicações incluídas. A indicação de fontes nesse quadro deve seguir a ordem numérica crescente das fontes citadas no texto.

12

Discussão contém interpretação dos achados e das estratégias de superação da problemática, com embasamento na produção nacional e internacional, finalizando com informações relativas às limitações e contribuições do estudo. 

13

Conclusão/Considerações Finais responde ao objetivo do estudo, limitando-se às evidências dos achados. Usar o termo conclusão em estudos quantitativos e Considerações Finais em estudos qualitativos. Não deve conter citações.

14

Organização das Referências no estilo Vancouver, conforme guia (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK7256/) e exemplos dispostos no Template Rbe Padrão: Listar os nomes dos seis primeiros autores seguidos da expressão et al.

Na indicação do título do periódico, informar maiúsculas e minúsculas na forma adotada pela publicação. Se, no site do periódico, não constar o título abreviado, verificar se consta no Portal de Revistas Científicas em Ciências da Saúde da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) –– http://portal.revistas.bvs.br. Se, no site da revista, estiver diferente do informado na BVS, optar pelo informado no site.

Na citação de material da internet, inserir número do DOI ou, se indisponível, qualquer que seja o idioma dos dados da fonte, informar em inglês data do acesso e endereço da URL. Exemplo: [cited ano mês (em inglês) dia]. Available from: endereço eletrônico.

Referências atualizadas (recomenda-se 70% nos últimos 5 anos), exceto Revisão.

Referências internacionais (recomenda-se 30%), exceto Revisão.

Quantidade de referências: Artigo Original (25), Revisão (sem limite), Reflexão/Ensaio (15), Relato de Experiência/Caso (15), Carta à Editora (10) e Editorial (5).

15

Documentos suplementares submetidos ao sistema: checklist (Template RBE Checklist); Declaração de Responsabilidades assinada por todas(os) as(os) autoras(es) (Template RBE Declaração de Responsabilidades); formulário SciELO (se preprint) (Template SciELO); autorização do Comitê de Ética em Pesquisa (artigos originais, exceto pesquisa documental); folha de rosto (Template RBE Folha de Rosto); Protocolo de registro no PROSPERO – https://www.crd.york.ac.uk/prospero/– ou disponibilizados em um site de acesso livre, se revisão sistemática.

16

Folha de rosto (Template RBE Folha de Rosto) contém título em maiúsculas, negrito, em português (máximo de 15 palavras); nomes completos das(dos) autoras(es) (centralizados, com notas de rodapé numeradas, indicando titulação, vinculação institucional e Orcid); informações da autora responsável pela correspondência (nome, endereço institucional completo, telefone e endereço eletrônico); critérios de autoria; conflitos de interesse; fontes de financiamentos e agradecimentos, quando existirem.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

*Autorização do Comitê de Ética em Pesquisa

Documento exigido para as pesquisas realizadas com seres humanos, conforme preconiza Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012, e/ou a Resolução 510/2016, do Conselho Nacional de Saúde (CNS).

 

*Formulário SciELO (se preprint)

Formulário elaborado pelo SciELO, no qual as(os) autoras(es) informam a conformidade com a ciência aberta, que se trata de artigo preprint, nome do servidor e DOI (Formulário SciELO).

 

* Declaração de responsabilidades Card

Documento com assinatura de todas(os) as(os) autoras(es), declarando a colaboração de cada um(a) para o conteúdo, responsabilidade sobre o conteúdo e a transferência dos direitos autorais para a RBE (Template RBE Declaração de Responsabilidades). 

 

 

*Folha de rosto (Template RBE Folha de Rosto).

Documento contendo as seguintes informações, necessárias para a publicação, que não podem ser apresentadas na versão para avaliação, a fim de assegurar as questões éticas:

 

 a) fontes de financiamento – no caso de financiamento para a realização do estudo, declarar fonte(s), pública(s) ou privada(s), e/ou fornecedores de materiais ou equipamentos, gratuitos ou com descontos, incluindo a origem (cidade, estado e país);

 b) conflitos de interesse – informar sobre a existência ou não de potencial conflito de interesses (pessoais, políticos e/ou financeiros, que envolvem patentes, honorários e patrocínio de materiais/insumos/equipamentos) entre as(os) autoras(es) e entidade pública ou privada, que possa comprometer a credibilidade da publicação, das(os) autoras(es) e da própria ciência;

 c) agradecimentos – espaço para agradecer pessoas e/ou instituições (Ex.: apoio técnico do tipo bolsa de pesquisa para estudantes/profissionais) que contribuíram para a realização da pesquisa, porém não se enquadraram nos critérios de autoria da ICMJE;

 d) critérios de autoria – a RBE adota os critérios de autoria deliberados pelo ICMJE. Deve-se especificar as colaborações de cada autor(a) na elaboração do artigo:

 – 1- concepção e planejamento do projeto; 2- análise e interpretação dos dados; 3- redação e/ou revisão crítica; 4- aprovação da versão final;

 – a RBE aceita artigos com até sete autoras(es). Em caso de estudos multicêntricos, será avaliada a possibilidade de inclusão de mais autoras(es), mediante envio de carta à Editora Chefe, com solicitação e justificativa do pleito; 

e) Orcid cardOpen Researcher and Contributor ID (ORCiD) consiste em um registro alfanumérico, gratuito, que identifica cada pesquisador(a) e facilita atualização/gestão de suas atividades acadêmicas e profissionais; 

f) plágio cardas políticas de plágio adotadas pela RBE estão embasadas no esclarecimento e na definição sobre a propriedade intelectual: 

– a RBE adota a utilização de software para detecção de similaridades na fase de Pré-análise e Avaliação, por meio do iThenticate Similarity Check cujo relatório é analisado pelas Editoras de Seção, sob a coordenação da Editora Chefe;

– recomenda-se às(aos) autoras(es) verificação do artigo em antiplágios antes de submeterem-no à RBE; 

– texto com até 25% de similaridades será avaliado quanto à correspondência a situações de plágio e, se identificado, o arquivo será encaminhado para que as(os) autoras(es) reescrevam trechos e/ou citem devidamente as fontes com indicação da página e retornem o arquivo juntamente com declaração esclarecedora do ocorrido. Acima deste percentual (>25%), as(os) autoras(es) e suas respectivas instituições serão notificadas quanto à identificação de plágio e consequente recusa do artigo. O mesmo ocorrerá se as similaridades forem detectadas após a publicação do artigo. Essas condutas, adotadas pela RBE, visam a redução do número de artigos com plágio e autoplágio.

Artigo Original

Pesquisa de campo ou documental com abordagem qualitativa e/ou quantitativa, análise de teoria e método.

Resumo: objetivo, método, resultados, conclusão/considerações finais.

Corpo do texto: texto contendo introdução com objetivo no final (verbo no infinitivo), método, resultados, discussão, conclusão/considerações finais. Limite de 7 autoras(es), 15 páginas e 25 referências.

Artigos Originais de Abordagem Qualitativa:

- Utilizar fala/depoimento de mais de um(a) participante, sendo esta(e) identificada(o) por codinome entre parêntesis.

Artigos Originais de Abordagem Quantitativa:

– Especificar hipóteses, variáveis e cálculo amostral, considerando perdas e base de referência, processamento estatístico, critério matemático de significância dos dados, processo de validade e precisão dos instrumentos/escalas.

– Ensaio clínico deve apresentar comprovante de registro da pesquisa clínica ou comprovante de submissão na base de dados do Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (ReBEC), http://www.ensaiosclinicos.gov.br/; ou relacionar a pesquisa mediante critérios estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde e pelo Uniform Disclosure Form for Potential Conflicts of Interest (ICMJE) (www.icmje.org), quando se tratar de estudos com cooperação internacional. Observação: as razões para o não registro ou registros prospectivos deverão ser explicitadas. O número de registro deve constar na seção método, preferencialmente no parágrafo relacionado aos aspectos éticos.

- Não inserir casas decimais irrelevantes na descrição de números.

- Nas tabelas, especificar médias/medianas e medidas de dispersão (Desvio Padrão, amplitude interquartil). Tabelas descritivas de variáveis qualitativas devem especificar apenas frequência (N=) e percentual (%). Tabelas de hipóteses de variáveis devem especificar o p-valor.

Revisão

Estudos que utilizam métodos sistemáticos e explícitos para coleta e análise de pesquisas. Estão incluídas nesta categoria: revisão sistemática com e sem meta-análise, revisão integrativa, revisão bibliométrica e Scoping Review. Deve apresentar fluxograma da seleção de publicações e quadro síntese dos artigos incluídos no estudo.

Resumoobjetivo, método (incluir bases de dados), resultados, conclusão/considerações finais.

Corpo do texto: texto contendo introdução com objetivo no final (verbo no infinitivo), método, resultados, discussão, conclusão/considerações finais. Limite de 7 autoras(es), 20 páginas e sem limite de referências.

Revisão sistemática: informar protocolo de publicação ou registro da revisão sistemática em bases, tal como Prospero e Cochrane.

Reflexão/Ensaio

Texto refletivo com formulação discursiva aprofundada, de caráter opinativo ou análise de questões, conceitos ou constructos teórico-metodológicos.

Resumo: objetivo, método (opcional), resultados (principais achados), considerações finais.

Corpo do texto: texto contendo introdução com objetivo no final (verbo no infinitivo), resultados e discussão [seção e subseções, se houver, com título de escolha das(os) autoras(es)], considerações finais. Limite de 7 autoras(es), 10 páginas e 15 referências.

 

Relato de Experiência/Caso

Estudo que descreve vivências acadêmicas ou profissionais relacionadas ao cuidado, ao ensino, à pesquisa, à extensão e/ou à gestão.

Resumo: objetivo, método, resultados (pode-se, opcionalmente, substituir a palavra resultados pela expressão relato da experiência), considerações finais.

Corpo do texto: texto contendo introdução com objetivo no final (verbo no infinitivo), método, resultados e discussão [seção e subseções, se houver, com títulos de escolha das(os) autoras(es), sugere-se: A experiência/o caso (descrição e avaliação da experiência/caso)], considerações finais. Limite de 7 autoras(es), 10 páginas e 15 referências.

Carta à Editora

Carta dirigida à editora com a intenção de esclarecer, discutir e comentar artigos recentemente publicados pela RBE, expressando concordância ou discordância sobre o assunto abordado. Será publicada juntamente com a resposta do(a) autor(a) endereçado(a).

Resumo: Não consta.

Corpo do texto: texto livre, sem divisão em seções, considerando a estrutura de uma redação dissertativa-argumentativa, composta por: introdução (apresentação da temática), desenvolvimento (expor e discutir as ideias, sustentando os argumentos) e conclusão (retomar o tema e reforçar a ideia central do trabalho). Limite de duas(ois) autoras(es), duas páginas e dez referências, se houver.

Editorial

Texto que versa sobre temáticas de interesse para o conhecimento científico, acadêmico, profissional e da sociedade. Sob responsabilidade da comissão editorial da RBE o convite às(aos) autoras(es).

Resumo: não consta.

Corpo do texto: texto livre, sem divisão em seções, considerando a estrutura de uma redação dissertativa-argumentativa, composta por: introdução (apresentação da temática), desenvolvimento (expor e discutir as ideias, sustentando os argumentos) e conclusão (retomar o tema e reforçar a ideia central do trabalho). Limite de duas(ois) autoras(es), três páginas e cinco referências, se houver.

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