O ARREFECIMENTO DA POLARIZAÇÃO AFETIVA: análise dos discursos dos governadores no Twitter na campanha eleitoral de 2022

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/ccrh.v37i0.55327

Palavras-chave:

Polarização, Eleições 2022, Twitter, Lula, Bolsonaro

Resumo

Neste artigo analisamos como se deu a polarização na campanha eleitoral para governador em 2022 em torno das duas figuras políticas tensionadoras, Bolsonaro e Lula. Para tanto foram analisadas todas as publicações realizadas no Twitter durante a campanha eleitoral de primeiro turno pelos governadores brasileiros. A questão central é, como os governadores estaduais se posicionaram na disputa eleitoral regional em consonância com os alinhamentos na disputa eleitoral nacional? A captura dos tweets foi feita a partir do software Netlytic. Para a análise dos dados foi utilizada estatística descritiva a partir do Excel e análise dos discursos a partir do aplicativo Iramutec para linguagem R. A partir da pesquisa concluímos que, diferentemente da polarização vista no nível nacional, nas campanhas estaduais houve um arrefecimento do tensionamento e uma reacomodação dos discursos das elites políticas no sentido de evitar fricções e abordar a temática políticas públicas.

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Biografia do Autor

Simone Viscarra, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Professora Permanente no Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio) e Professora Permanente no Mestrado Profissional em Administração Pública. Integra o Núcleo de Pesquisa Politik- Centro de Estudos em Instituições, Participação e Cultura Política.., desenvolvendo pesquisas na área de Internet e Cultura Política. Suas mais recentes publicações são: Viscarra, S. P. Cultura Política Eleitoral no Brasil: Estudo Comparado Entre as Cinco Regiões. In: Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 11, nov. 2023. DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2023.20.11.4; Viscarra, S. P., & da Silva Barbosa, B. (2023). A percepção dos jovens brasileiros sobre política e democracia: Um estudo comparado entre anos de 2014 e 2018 com base no World Values Survey. Revista Sul-Americana De Ciência Política, 9(1).

Helga de Almeida, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais, professora do Colegiado de Ciências Sociais na Universidade Federal do Vale do São Francisco e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Piauí, coordenadora do Politik – Centro de Estudos em Instituições, Participação e Cultura Política, integra o CEPPI-UFMG (Centro de Estudos em Política e Internet) e o Observa – Observatório de Conflitos na Internet, desenvolvendo pesquisas na área de internet, mídias sociais e o uso feito pelas instituições e atores políticos. Suas mais recentes publicações são: PENTEADO; PEREIRA; CERVI; ALMEIDA; ROCHA; CHAVES. (2023). Embates discursivos, atores envolvidos e polarização no Twitter: a demissão do Ministro da Educação Abraham Weintraub do governo Bolsonaro. Opinião Pública. E DE ALMEIDA; DIAS. (2022) E com vocês os internautas: uma análise sobre os dois primeiros meses da CPI da Pandemia no âmbito das mídias sociais. Caderno Eletrônico de Ciências Sociais. 2022.

Thiago Silame, Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL

Doutor e mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor adjunto da Universidade Federal de Alfenas. Professor do Mestrado Profissional em Rede em Administração Pública (PROFIAP). Pesquisador do Centro de Estudos Legislativos (CEL-DCP) da UFMG e autor do livro Assembleias Legislativas de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul: política de recrutamento para as comissões permanentes.

Joscimar Silva, Universidade de Brasília (UnB)

Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília. Diretor Financeiro da Associação Brasileira de Pesquisadores Eleitorais. Coordenador do Grupo de Investigação em Comunicação Política e Comportamento Eleitoral da Associação Latino Americana de Ciência Política. Lidera o Grupo de Pesquisa Informação Pública e Eleições, desenvolvendo pesquisas na área de Comunicação Política, Opinião Pública, Comportamento Eleitoral. Suas mais recentes publicações são: “Os mandatos da antipolítica: líderes políticos digitais e a representação política na América Latina” publicado na Revista Compolítica e “Desconfiados, conectados e indignados: crise da representação e mídias digitais no Brasil, México e Peru” na Revista Debates (UFRGS).

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Publicado

2024-05-17

Como Citar

Viscarra, S., De Almeida, H., Silame, T. ., & Silva, J. . (2024). O ARREFECIMENTO DA POLARIZAÇÃO AFETIVA: análise dos discursos dos governadores no Twitter na campanha eleitoral de 2022. Caderno CRH, 37, e024004. https://doi.org/10.9771/ccrh.v37i0.55327

Edição

Seção

Dossiê 1