DA FILANTROPIA AO INVESTIMENTO SOCIALMENTE RESPONSÁVEL: novas distinções

Autores

  • Marina de Souza Sartore Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.9771/ccrh.v25i66.19424

Palavras-chave:

Espaço social. Sustentabilidade empresarial. Responsabilidade social empresarial. Investimento socialmente responsável. Sociologia econômica.

Resumo

As transformações no mundo organizacional e das finanças geram oposições as quais definem as posições dos atores atuantes no espaço social, que denomino de “Espaço das Práticas Sociais dos Empresários”. Meu principal argumento é o de que essas transformações recentes ficam mais evidentes a partir da incorporação das ideias da Sustentabilidade Empresarial (SE) por atores ligados ao campo das finanças, a qual ocorre a partir da criação do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) na Bolsa de Valores do Estado de São Paulo em 2005. Concluo este artigo apresentando a cartografia desse espaço social formado a partir de polarizações entre a filantropia, o velho, o tradicional, o local versus o meio ambiente, o novo, o moderno e o global ou ainda, de um lado, as finanças e o investimento socialmente responsável versus a responsabilidade social empresarial e a sustentabilidade empresarial.

PALAVRAS-CHAVE: Espaço social. Sustentabilidade empresarial. Responsabilidade social empresarial. Investimento socialmente responsável. Sociologia econômica.

FROM PHILANTHROPY TO SOCIALLY RESPONSIBLE INVESTMENT: new distinctions
Marina de Souza Sartore

The transformations in the organizational and financial world are creating oppositions which define the positions of the actors in the social arena, which I call “Corporate Social Practices Arena.” My main argument is that these recent transformations have become more evident with the incorporation of the ideas of Corporate Sustainability by actors in the field of finance, which has occurred since the creation of the Business Sustainability Index (ISE) in the São Paulo State Stock Market in 2005. I conclude this article by presenting a map of this social space made up of the polarization between philanthropy, the old, the traditional, the local versus the environment, the new, the modern and the global; or also, on one hand finance and socially responsible investment, and on the other, social responsibility of companies and company sustainability.

KEY WORDS: Social arena. Company responsibility. Social responsibility of companies. Economic sociology.

DE LA PHILANTROPIE A L’INVESTISSEMENT SOCIALEMENT RESPONSABLE: de nouvelles distinctions
Marina de Souza Sartore

Les transformations du monde de la finance et de l’organisation engendrent des oppositions qui définissent les postures des acteurs qui agissent dans l’espace social et que je désigne sous le nom de “Espaces des Pratiques Sociales des Entrepreneurs”. L’argument principal avancé est que ces changements récents deviennent de plus en plus évidents avec l’incorporation de l’idée de Durabilité des Entreprises (DE) par des acteurs appartenant au domaine des finances et qui date de la création, en 2005, d’un Indice de Durabilité des Entreprises côté en Bourse de l’Etat de Sao Paulo. Pour conclure, l’article présente la cartographie de cet espace social formé à partir de polarisations entre la philanthropie, l’ancien, le traditionnel, le local versus l’environnement, le nouveau, le moderne et le global ou encore les finances d’un côté et l’investissement socialement responsable versus la responsabilité sociale et la durabilité des entreprises.

MOTS-CLÉS: Espace social. Durabilité entrepreneuriale. Responsabilité sociale entrepreneuriale. Investissement socialement responsable. Sociologie économique.

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Biografia do Autor

Marina de Souza Sartore, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos. Professora da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás. Integra o Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Goiás desenvolvendo pesquisas na área de investimento, Estado e sustentabilidade. Sua mais recente publicação: O mercado socialmente responsável. Revista Espaço de Diálogo e Desconexão. v. 4, 2012.

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Publicado

2013-06-18

Como Citar

de Souza Sartore, M. (2013). DA FILANTROPIA AO INVESTIMENTO SOCIALMENTE RESPONSÁVEL: novas distinções. Caderno CRH, 25(66). https://doi.org/10.9771/ccrh.v25i66.19424