OLHARES DA RECEPÇÃO, A CRÍTICA CINEMATOGRÁFICA EM DOIS TEMPOS
DOI:
https://doi.org/10.9771/ccrh.v21i54.18933Palavras-chave:
crítica cinematográfica, sociologia da cultura, teoria da recepçãoResumo
Com base em proposições da teoria da recepção, no campo da sociologia da cultura, o artigo discute o papel da crítica cinematográfica a partir de duas posições: a que defende o “cinema de autor” e a que se enquadra em um suposto “fim” da função crítica. O persistente debate a opor cinema (requintado) de arte ou de autor ao (fácil) industrial e massivo parece tão antigo quanto o próprio cinema e acaba por reduzi-lo à mera oposição “arte versus indústria”. Essa, por sua vez, parece ainda hoje um argumento medular no campo da crítica. A complexificação do pensar cinematográfico e artístico implica um deslocamento de sua recepção e, por conseguinte, de sua sociologia. Nesse sentido, pretende-se debater as possíveis relocalizações de conceitos, como os que circunscrevem o cinema em termos de “alto” versus “baixo” e “educado” versus “vulgar”.PALAVRAS-CHAVE: crítica cinematográfica, sociologia da cultura, teoria da recepção.
GLANCES OF THE RECEPTION, THE CINEMATOGRAPHIC CRITIC IN TWO TIMES
Eliska Altmann
Based in propositions of the theory of reception, in the field of sociology of the culture, this paper discusses the role of the cinematographic review starting from two positions: the one that defends ‘author’s movies’ and the one that assumes a supposed end of the critical function. The persistent debate opposing art or author’s movies (‘refined’) to (‘easy’) industrial and massive ones seems as old as movies themselves and reduces movies to the mere opposition of ‘art versus industry’. That seems still today as an fulcral argument in the field of criticism. The complexification of cinematographic and artistic thought implies in a displacement of its reception and, consequently, of its sociology. In that sense, one intends to debate the possible relocalizations of concepts, such as the ones that reduce movies to high’ versus ‘low’ and ‘educated’ versus ‘vulgar’.
KEYWORDS: cinematographic critic, sociology of the culture, reception theory.
LES REGARDS DE LA RECEPTION, LA CRITIQUE CINÉMATOGRAPHIQUE EN DEUX TEMPS
Eliska Altmann
Sur base de propositions de la théorie de la réception, dans le champ de la sociologie de la culture, l’article discute le rôle de la critique cinématographique à partir de deux positions: celle qui défend le “cinéma d’auteur” et celle qui croit en la “fin” de la fonction critique. La dispute persistante qui oppose le cinéma (sophistiqué) de l’art ou de l’auteur à un industriel (facile) semble si ancien tant que le cinéma lui-même est réduit à la pure opposition “l’art contre l’industrie”. Celui-ci semble encore aujourd’hui un argument définitive dans le domaine de la critique. La complexité de la penseé cinématographique et artistique implique elle-même une dislocation de sa réception et, par conséquent, de sa sociologie. L’article se prétend, donc, a élargir le débat, en re-localisant des concepts comme ces qui entourent la culture sur la distinction “culture populaire” versus “culture de l’élite”.
MOTS-CLÉS: critique cinématographique, sociologie de la culture, théorie de la réception.
Publicação Online do Caderno CRH: http://www.cadernocrh.ufba.br
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-05-11
Como Citar
Altmann, E. (2009). OLHARES DA RECEPÇÃO, A CRÍTICA CINEMATOGRÁFICA EM DOIS TEMPOS. Caderno CRH, 21(54). https://doi.org/10.9771/ccrh.v21i54.18933
Edição
Seção
Resenha Temática
Licença
Todo o conteúdo da revista, exceto onde indicado de outra forma, é licenciado sob uma atribuição do tipo Creative Commons BY.
O periódico Caderno CRH on-line é aberto e gratuito.