ERRO MÉDICO E RESPONSABILIDADE LEGAL: ANÁLISE DAS QUESTÕES DE NEGLIGÊNCIA, RESPONSABILIZAÇÃO E REPARAÇÃO NA PRÁTICA MÉDICA

Autores

  • Igor Aragão
  • Andressa Cardoso

DOI:

https://doi.org/10.9771/rcc.v4i0.59173

Resumo

A judicialização da medicina tem se tornado cada vez mais habitual no Brasil, devido a diversos fatores. O erro médico advém de uma conduta profissional inadequada, capaz de produzir dano à vida ou à saúde de outrem, devido a uma atitude imprudente, negligente ou imperita. Dessa forma, o presente estudo tem como escopo identificar qual a responsabilidade civil em casos de erro médico advindos da negligência, ou seja, causados devido a ausência de prestação do serviço com os cuidados necessários ao paciente, o que implica desleixo sendo capaz de determinar responsabilidade por culpa, bem como verificar as possibilidades de reparação pelos danos causados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Igor Aragão

Graduando em Direito pela UniFTC.

Andressa Cardoso

Advogada.

Downloads

Publicado

2024-06-30

Como Citar

DIAS ARAGÃO, I.; BASTOS CARDOSO, A. E. ERRO MÉDICO E RESPONSABILIDADE LEGAL: ANÁLISE DAS QUESTÕES DE NEGLIGÊNCIA, RESPONSABILIZAÇÃO E REPARAÇÃO NA PRÁTICA MÉDICA. Revista Conversas Civilísticas, Salvador, v. 4, n. 1, p. 97–116, 2024. DOI: 10.9771/rcc.v4i0.59173. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/conversascivilisticas/article/view/59173. Acesso em: 17 jul. 2024.

Edição

Seção

Direito Civil, Bioética e Biodireito