Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

DIRETRIZES GERAIS DE SUBMISSÃO

Os artigos científicos devem ser submetidos, exclusivamente, por meio do endereço https://periodicos.ufba.br/index.php/conversascivilisticas.

A contribuição deve ser original e inédita, não estando, inclusive, em processo de avaliação para publicação em outra revista/periódico.

Os trabalhos devem ser digitados em processador de textos Word for Windows, versão 2000 ou superior.

São permitidos(as) até 3 (três) autores(as) por artigo.

Todos os artigos devem apresentar título, resumo e palavras-chave em língua vernácula, resumo e palavras-chave em língua estrangeira, introdução, desenvolvimento, conclusão e lista de referências.

Serão aceitos trabalhos redigidos em português, inglês ou espanhol. Trabalhos em outras línguas poderão ser aceitos mediante consulta editorial.

O manuscrito a ser submetido não pode conter qualquer identificação de autoria.

O artigo deve conter de 15 a 25 laudas, incluindo notas de rodapé e referências;

O texto deverá ser redigido em fonte Arial, tamanho 12; alinhamento justificado; espaçamento entrelinhas de 1,5 cm; espaçamento de parágrafo antes e depois iguais a zero; parágrafos com recuo de 1,25 na primeira linha.

As citações diretas de mais de três linhas devem ser destacadas em parágrafo próprio com recuo de 4 cm da margem esquerda e sem aspas, tamanho 11 e espaçamento simples.

As páginas devem apresentar margem esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm.

Título em fonte tamanho 12, em negrito e centralizado.

Resumo do artigo de, no máximo, 250 palavras, devendo ter espaçamento simples e justificado, tamanho 11.

Lista de 3 a 5 palavras-chave, em ordem alfabética e separadas por ponto e vírgula.

As locuções em língua estrangeira devem ser destacadas em itálico.

No texto, as citações devem ser indicadas pelo sistema de chamada autor-data (exemplo: CUNHA, 2018, p. 30), o qual admite somente notas de rodapé explicativas.

As referências deverão ser dispostas em ordem alfabética; alinhamento à esquerda; espaçamento simples; um espaço (enter) entre cada referência.

Somente as obras efetivamente citadas no texto devem aparecer nas referências

Os artigos submetidos são de responsabilidade exclusiva de seus(uas) autores(as), não refletindo, necessariamente, o entendimento e a opinião do Grupo de Pesquisa Conversas Civilísticas e/ou da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (FDUFBA).

A autorização para a utilização de ilustrações, imagens, tabelas etc., obtidas de outras publicações, assim como quaisquer outras licenças ou aprovações perante entidades detentoras de direitos autorais, é de inteira responsabilidade dos(as) autores(as).

Para as demais orientações e formatações não elencadas nessas diretrizes, os textos deverão seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

O recebimento do artigo não implica a obrigatoriedade de sua publicação. Realizada a avaliação o(s) autor(es) receberá(ão) o informe acerca da sua aprovação ou não para publicação.

A avaliação será realizada pelos membros do Conselho Editorial e por pareceristas permanentes ou ad hoc internos e externos, segundo o sistema double blind review.

Compete aos autores, como parte integrante do processo de submissão, verificar a adequação a todos os itens exigidos pela revista, não sendo avaliadas aquelas submissões que não estiverem em conformidade, incluindo-se os aspectos de formatação aqui exigidos.

A Revista Conversas Civilísticas da Universidade Federal da Bahia, reserva-se o direito autoral do trabalho publicado, em conjunto com os autores, sendo que ao submeter o artigo para a revista o autor concorda com a cessão gratuita do artigo.

O(s) autor(es) tem inteira responsabilidade das ideias e conceitos consignados no artigo submetido à revista, concordando previamente com eventuais correções gráficas a serem realizadas pelos editores.

Eventuais casos omissos serão resolvidos pelo Conselho Editorial da Revista Conversas Civilísticas da Universidade Federal da Bahia.

 

MODELOS DE REFERÊNCIA

a) Livro completo

SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título em negrito: subtítulo sem negrito. Edição. Local de publicação: Editora, ano de publicação, volume.


Exemplos


CUNHA, Leandro Reinaldo da. Identidade e Resignação de Gênero: aspectos da personalidade, da família, e da responsabilidade civil. 2. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2018.


 


b) Capitulo de livro


SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nome (Org.). Título em negrito: subtítulo sem negrito. Edição. Local de publicação: Editora, data, página inicial-final.


Exemplo

CUNHA, Leandro Reinaldo da. Direito à indenização decorrente da ofensa à dignidade da pessoa humana do intersexual. In: DIAS, Maria Berenice (Coord.). Intersexo: Aspectos Jurídicos, Internacionais, Trabalhistas, Registrais, Médicos, Psicológicos, Sociais e Culturais. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2018, p. 195-206.


 


c) Trabalhos de Conclusão de Curso, Dissertações e Teses


SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do trabalho em negrito: subtítulo. Data de entrega. Quantidade de folhas. Tipo de trabalho (Grau) - Vinculação acadêmica, local (cidade), data de apresentação ou defesa. 


Exemplo

GALVÃO, Lize Borges. A configuração da união estável: uma análise do direito das famílias segundo a doutrina contemporânea. 2019. 120 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Católica do Salvador, Salvador, 2019.


 


 d) Trabalho apresentado em evento


SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO, número do evento, ano de realização, local de realização. Título do documento que publicou o trabalho em negrito. Local de publicação (cidade): Editora, data de publicação dos anais, página inicial e final.


Exemplo 

CUNHA, Leandro Reinaldo da; DOMINGOS, Terezinha de Oliveira. Inserção social do transexual pela educação: projeto transcidadania e resolução nº 12/2015 do conselho nacional de combate à discriminação e promoção dos direitos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. Direitos sociais e políticas públicas I - CONPEDI, Florianópolis: CONPEDI, 2015, p. 215-237.


 


e) Artigo de periódico disponível em meio eletrônico 

SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do artigo. Título do periódico em negrito, cidade de publicação, volume, número, página inicial-final, mês abreviado e ano de publicação. Disponível em: www.endereço.com. Acesso em: dia mês e ano.


Exemplos

SILVA, Fernanda Victória Meneses da. A utilização do contrato de convivência da união estável nas relações de famílias poliafetivas. Revista Direito e Sexualidade, Salvador, v. 1, n. 1, p. 1-33, jun. 2020. Disponível em: https://portalseer.ufba.br/index.php/revdirsex/article/view/36871/21112. Acesso em: 09 jun. 2020.


CAZELATTO, Caio Eduardo Costa; CARDIN, Valéria Silva Galdino. The homophobic hate discourse in the information society: from the impacts to the balance of the computer environment and to human sexuality. Revista do Direito, Santa Cruz do Sul, v. 1, n. 51, p. 176-191, jan./abr. 2017. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/direito/article/view/8742/6162. Acesso em: 09 jun. 2020.


 


f) Artigo de periódico disponível em meio impresso


SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do artigo. Título do periódico em negrito, cidade de publicação, volume, número, página inicial-final, mês abreviado e ano de publicação. Disponível em: www.endereço.com. Acesso em: dia mês ano.


Exemplo

CUNHA, Leandro Reinaldo da. Identidade de gênero e a responsabilidade civil do Estado pela leniência legislativa. Revista dos Tribunais: São Paulo, v. 962, p. 37-52, dez. 2015.


 


g) Legislação em meio eletrônico


JURISDIÇÃO OU CABEÇALHO DA ENTIDADE. Epígrafe e ementa transcrita conforme publicada. Cidade: Órgão ou Autoridade Responsável, ano. Disponível em: www.endereço.com. Acesso em: dia mês ano.


JURISDIÇÃO OU CABEÇALHO DA ENTIDADE. Epígrafe e ementa transcrita conforme publicada. Local veiculado, mês/ano. Disponível em: www.endereço.com. Acesso em: dia mês ano. 


Exemplos:


BRASIL. Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006. Cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher. Brasil: Congresso Nacional, 2006. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/lei/l11340.htm. Acesso em: 09 jun. 2020.


BRASIL. Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Institui o Código Civil. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 139, n. 8, p. 1-74, 11 jan. 2002.

Direito Civil e Feminismos

Política padrão de seção

Conversas Breves

Comentários, ponderações ou artigos que não podem ser inseridos no conceitos de científicos

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.