Identidades, consumo, formatos e narrativas: como jovens estudantes de jornalismo experimentam conteúdos telejornalísticos na era digital // IDENTITIES, CONSUMPTION, FORMATS AND NARRATIVES: HOW YOUNG JOURNALISM STUDENTS EXPERIENCE TELEVISED JOURNALISTIC

Autores

  • Bárbara Garrido de Paiva Schlaucher Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Iluska Coutinho Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v12i1.9806

Palavras-chave:

telejornalismo, juventude, convergência

Resumo

O atual cenário de convergência dos meios favorece a participação e o diálogo, fazendo com que o público se relacione de modo diferente com o conteúdo veiculado por empresas jornalísticas. Nesse sentido, o presente artigo propõe um estudo de recepção entre jovens trabalhadores e jovens estudantes de jornalismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF). Em linhas gerais, pretendemos apontar como esses sujeitos consomem/experimentam a informação telejornalística na era da convergência midiática, partindo do pressuposto de que essa geração de telespectadores/usuários não mais se submete ao fluxo televisual da mesma maneira que seus antecedentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bárbara Garrido de Paiva Schlaucher, Universidade Federal de Juiz de Fora

Jornalista diplomada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e mestre em Comunicação e Identidades pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFJF. Integrante do Grupo de Pesquisa Jornalismo, Imagem e Representação, coordenado pela Profa. Dra. Iluska Coutinho. Desenvolve pesquisa sobre o Telejornalismo no contexto da convergência midiática. Journalist and Master in Communication and Identities (Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora). Member of the research group Jornalismo, Imagem e Representação, coordinated by Professor Dr. Iluska Coutinho.

Iluska Coutinho, Universidade Federal de Juiz de Fora

Jornalista, mestre em Comunicação e Cultura (UnB) e doutora em Comunicação Social (Umesp). Professora do curso de Jornalismo e do mestrado em Comunicação da UFJF, e bolsista produtividade CNPq – Pq2. Journalist, Master in Communication and Culture (UnB) and PhD in Social Communication (Umesp). Professor at the Journalism course of the Universidade Federal de Juiz de Fora and at the Graduation Program (Master’s degree) of the same institution.

Downloads

Publicado

2014-04-14