TWITTER, ELEIÇÕES E PODER LOCAL: Um estudo sobre os vereadores de Fortaleza // TWITTER, ELECTIONS AND LOCAL POWER

Autores

  • Francisco Paulo Jamil Almeida Marques Universidade Federal do Ceará
  • Camila MontAlverne Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v11i2.8193

Palavras-chave:

Internet, Eleições, Voto, Redes Sociais, Twitter

Resumo

As pesquisas realizadas na área de Comunicação e Democracia têm enfatizado a importância da Internet para o jogo político-eleitoral. Porém, poucas investigações têm se dedicado a estudar a influência da Internet em campanhas que priorizam apenas uma faixa específica do eleitorado, como aquelas empreendidas por candidatos a vereador. Tendo tal escassez em vista, o objetivo do artigo é compreender – destacando a dimensão quantitativa do fenômeno – de que maneira os parlamentares de Fortaleza utilizaram o Twitter no período compreendido entre Julho e Novembro de 2012. O corpus é composto pelas contas no microblog dos 25 vereadores da capital cearense que tentaram reeleição. Constatou-se uma correlação direta entre a quantidade de tweets publicados e a quantidade de seguidores que determinados usuários atraem. Todavia, aponta-se que boa parte dos agentes do campo político aqui analisados continua desinteressada em empregar o Twitter como parte de sua estratégia de comunicação política.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Paulo Jamil Almeida Marques, Universidade Federal do Ceará

Pós-Doutorado em Comunicação Social (UFMG). Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas (UFBA). Professor da Universidade Federal do Ceará. Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação.

Camila MontAlverne, Universidade Federal do Ceará

Aluna do Curso de Comunicação Social (Jornalismo) da Universidade Federal do Ceará. Bolsista PIBIC/CNPq

Downloads

Publicado

2013-08-28