TWITTER, ELEIÇÕES E PODER LOCAL: Um estudo sobre os vereadores de Fortaleza // TWITTER, ELECTIONS AND LOCAL POWER
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v11i2.8193Keywords:
Internet, Eleições, Voto, Redes Sociais, TwitterAbstract
As pesquisas realizadas na área de Comunicação e Democracia têm enfatizado a importância da Internet para o jogo político-eleitoral. Porém, poucas investigações têm se dedicado a estudar a influência da Internet em campanhas que priorizam apenas uma faixa específica do eleitorado, como aquelas empreendidas por candidatos a vereador. Tendo tal escassez em vista, o objetivo do artigo é compreender – destacando a dimensão quantitativa do fenômeno – de que maneira os parlamentares de Fortaleza utilizaram o Twitter no período compreendido entre Julho e Novembro de 2012. O corpus é composto pelas contas no microblog dos 25 vereadores da capital cearense que tentaram reeleição. Constatou-se uma correlação direta entre a quantidade de tweets publicados e a quantidade de seguidores que determinados usuários atraem. Todavia, aponta-se que boa parte dos agentes do campo político aqui analisados continua desinteressada em empregar o Twitter como parte de sua estratégia de comunicação política.Downloads
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