CONSPIRACIONISMO CLIMÁTICO NO TELEGRAM NAS ELEIÇÕES BRASILEIRAS DE 2022

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v22i1.59977

Palavras-chave:

Conspiração, Crise climática, Eleições 2022, Telegram

Resumo

O artigo pretende investigar narrativas socioambientais em grupos e canais de extrema-direita no Telegram durante as eleições de 2022. Utilizando modelagem de tópicos, o conteúdo dos textos foi dividido em 16 tópicos. Através de uma análise qualitativa, foi possível verificar a forte presença de conteúdo conspiratório. Também identificamos uma convergência entre as mensagens analisadas e o discurso do então presidente Jair Bolsonaro, além de conexões com discursos globais da extrema-direita.

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Biografia do Autor

Bianca Maria da Silva Melo, Universidade Federal de Alagoas

Mestranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Alagoas. Pós-graduanda em Assessoria de Comunicação pela Ufal. Bacharel em Jornalismo pela Ufal. Possui experiência com pesquisa em comunicação ambiental e ciência da informação. Atua como Assistente de Pesquisa no Laboratório de Estudos de Internet e Redes Sociais (NetLab), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 

Priscila Muniz de Medeiros, Universidade Federal de Alagoas

Professora adjunta do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e membro do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da mesma instituição, atuando na linha de pesquisa "Informação, Comunicação e Processos Tecnológicos". Realiza estágio de pós-doutorado junto ao Laboratório de Estudos de Internet e Redes Sociais (NetLab), vinculado a Escola de Comunicação (ECO) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e ao Instituto Brasileiro de Informação, Ciência e Tecnologia (IBICT). Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com período sanduiche na Université Paris IV (Sorbonne), onde estudou Análise de Discurso. Mestre também pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPE. Possui graduação em Comunicação Social/Jornalismo pela UFPE (2009). Trabalhou como repórter multimídia do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (Recife-PE). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Análise do Discurso Midiático, Comunicação Digital, e Comunicação Ambiental. Atualmente, pesquisa questões relacionadas a discursos sobre meio ambiente, ciência e saúde nas mídias digitais. É membro do Laboratório de Estudos de Internet e Redes Sociais (NetLab), da UFRJ, do Grupo de Pesquisa Comunicação e Linguagem, da UFPE, e do Grupo de Pesquisa Linguagens e Culturas Visuais, da Ufal.

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Publicado

2024-11-23

Edição

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Artigos