O consumo da canção como experiência estética // The consumption of song as aesthetic experience

Autores

  • Laan Mendes Barros Universidade Metodista de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v10i1.5825

Palavras-chave:

Canção popular, experiência estética, cultura midiatizada

Resumo

A canção popular como fenômeno midiático e cultural. O consumo da canção de consumo no contexto de transição da sociedade de massa para a sociedade em rede. As manifestações artísticas como “obras abertas”, passíveis de interpretações e recriações. A questão da escuta musical como experiência estética, projetada no campo não só do objeto, mas também da percepção. A “estética da recepção” como tempo-espaço de novas poéticas, nas quais os receptores produzem novos sentidos. Novas “paisagens sonoras” e comunidades musicais no contexto da sociedade em rede e da proliferação de sons.

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Biografia do Autor

Laan Mendes Barros, Universidade Metodista de São Paulo

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo – ECA-USP, com Pós-Doutorado na Université Stendhal - Grenoble 3, França. Professor Titular da Universidade Metodista de São Paulo.

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Publicado

2012-06-11

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