MULTIFACES DE GRETA: ADOLESCÊNCIA, ATIVISMO E INSPIRAÇÃO
GRETA’S MULTIPLE FACES: ADOLESCENCE, ACTIVISM AND INSPIRATION
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v20i2.46570Palavras-chave:
Adolescência, inspiração, análise do discurso, comunicação midiáticaResumo
Este artigo analisa as imagens de Greta Thunberg, adolescente e ativista do meio ambiente, em sua presença midiática na rede social Instagram. O quadro teórico trata da questão da adolescência em perspectiva sociocultural; discute os sentidos da prática ativista no contexto globalizado da comunicação; e reflete sobre a cultura da inspiração nesse contexto. A metodologia está baseada na proposta de Landowski, na expressão imagética de identidade e diferença; e nos contratos comunicativos de Charaudeau. Entre as conclusões do estudo, destacamos as contradições da condição de adolescente de Greta, de seu papel político e da projeção global de sua imagem como líder inspiradora.
Downloads
Referências
ANGENOT, Marc. El discurso social: los limites históricos de lo pensable y lo decible. Buenos Aires: Siglo
XXI, 2010.
BAUMAN, Zygmunt. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro:
Zahar, 2008.
BBC. Como a jovem ativista Greta Thunberg se tornou alvo de batalha ideológica. 27 set. 2019.
Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-49844322. Acesso em: 23 set. 2021.
BECKER, Daniel. O que é adolescência. São Paulo: Brasiliense, 2003.
BOURDIEU, Pierre. Cuestiones de sociologia. Madri: Akal, 2011.
CALLIGARIS, Contardo. A adolescência. São Paulo: Publifolha, 2009.
CASAQUI, Vander. Abordagem crítica da cultura da inspiração: produção de narrativas e o ideário da
sociedade empreendedora. E-Compós, Brasília, DF, n. 20, v. 2, p. 1-18, 2017.
CASTELLS, Manuel. Redes de indignação e esperança: movimentos sociais na era da internet. Rio de
Janeiro: Zahar, 2013.
CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das mídias. São Paulo: Contexto, 2013.
DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São
Paulo: Boitempo, 2016.
DÍAZ-PÉREZ, Silvia; SOLER-i-MARTÍ, Roger; FERRER-FONS, Mariona. Del mito global a la movilización
local: creación y resonancia del marco Greta Thunberg. Comunicar, [s. l.], n. 68, v. 29, p. 35-45, 2021.
GOBBI, Maria Cristina. Na trilha juvenil da mídia: dos suplementos teen para as tecnologias digitais. São
Paulo: Cultura Acadêmica, 2012.
HAASTRUP, Helle Kannik. Personalising climate change on Instagram: self-presentation, authenticity,
and emotion. MedieKultur. [s. l.], v. 38, n. 72, p. 65-85, 2022.
MORIN, Edgar. Cultura de massas no século XX: volume 1: neurose. Rio de Janeiro: Forense
Universitária, 2007.
MORIN, Edgar. Cultura de massas no século XX: volume 2: Necrose. Rio de Janeiro: Forense
Universitária, 2006.
MOUFFE, Chantal. Sobre o político. São Paulo: Martins Fontes, 2015.
PARGA, José Sánchez. Para una sociología de la infancia. In: CONGRESSO ALAS – SOCIOLOGÍA DE LA
INFANCIA, 24., 2003. Infancia y adolescencia en américa latina: aportes desde la sociología, Lima:
IFEJANT, 2003. t. 1, p. 109-290.
SALLES, Leila Maria Ferreira. Infância e adolescência na sociedade contemporânea: alguns
apontamentos. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 22, n. 1, p. 33-41, 2005.
SORCE, Giuliana. The “Greta Effect”: networked mobilization and leader identification among Fridays
for Future protesters. Media and Communication, [s. l.], v. 10, n. 2, p. 18-28, 2022.
THUNBERG, Greta. [A beautiful sight]. [S. l.], 26 Oct. 2019a. Instagram: gretathunberg. Disponível
em: [S. l.], 25 Dec. 2019a. Instagram: gretathunberg. Disponível em: https://www.instagram.com/p/
B6fmYUepR_S/. Acesso em: 23 set. 2021. Acesso em: 23 set. 2021.
THUNBERG, Greta. [Happy holidays!]. [S. l.], 25 Dec. 2019b. Instagram: gretathunberg. Disponível em:
https://www.instagram.com/p/B6fmYUepR_S/ . Acesso em: 23 set. 2021.
THUNBERG, Greta. [Heading north again]. [S. l.], 10 Oct. 2019c. Instagram: gretathunberg. Disponível
em: https://www.instagram.com/p/B3itAsipA37/.Acesso em: 23 set. 2021.
THUNBERG, Greta. [Here we go again]. [S. l.], 25 Sept. 2019d. Instagram: gretathunberg. Disponível
em: https://www.instagram.com/p/B22CF52imEw/. Acesso em: 23 set. 2021.
THUNBERG, Greta. [Home!]. [S. l.], 17 Dec. 2019e. Instagram: gretathunberg. Disponível em: https://
www.instagram.com/p/B6K5-JxJ4uU/. Acesso em: 23 set. 2021.
THUNBERG, Greta [I have received the Nordic Council’s environmental award 2019]. [S. l.], 29
Oct. 2019f. Instagram: gretathunberg. Disponível em: https://www.instagram.com/p/B4Ns7PQpE5C/.
Acesso em: 23 set. 2021.
THUNBERG, Greta. [On my way to the United Nations]. [S. l.], 23 Sept. 2019g. Instagram:
gretathunberg. Disponível em: https://www.instagram.com/p/B2wSK73iqox/. Acesso em: 23 set. 2021.
THUNBERG, Greta. [So today is Halloween]. [S. l.], 31 Oct. 2019h. Instagram: gretathunberg.
Disponível em: https://www.instagram.com/p/B4TZ8PoJgOa/. Acesso em: 23 set. 2021.
THUNBERG, Greta. [So... today I met my role model. What else can I say?]. [S. l.], 25 Feb. 2020a.
Instagram: gretathunberg. Disponível em: https://www.instagram.com/p/B8_6MM-pjsh/. Acesso em:
set. 2021.
THUNBERG, Greta. [Stockholm Waterfront Congress Centre]. [S. l.], 24 Nov. 2018a. Instagram:
gretathunberg. Disponível em: https://www.instagram.com/p/Bqk5dUmhrrW/. Acesso em: 23 set.
THUNBERG, Greta. [Tomorrow I’ll join the climate strike in Denver, Colorado]. [S. l.], 10 Oct. 2019i.
Instagram: gretathunberg. Disponível em: https://www.instagram.com/p/B3co51JJp_h/. Acesso em: 23
set. 2021.
THUNBERG, Greta. [To those who question my so called “opinions”]. [S. l.], 2 Oct. 2019j. Instagram:
gretathunberg. Disponível em: https://www.instagram.com/p/B3ItSsECyey/. Acesso em: 23 set. 2021.
THUNBERG, Greta. [Thank you so much for all the birthday wishes today!] [S. l.], 3 Jan. 2020b.
Instagram: gretathunberg. Disponível em: https://www.instagram.com/p/B63gfbhp6MU/. Acesso em:
set. 2021.
THUNBERG, Greta. [The endless conspiracy theories and denial of facts]. [S. l.], 4 Dec. 2019k.
Instagram: gretathunberg. Disponível em: https://www.instagram.com/p/B5qXl9VpBfP/. Acesso em: 23
set. 2021.
THUNBERG, Greta. [Vi barn gör ju oftast inte som]. [S. l.], 20 Aug. 2018b. Instagram: gretathunberg.
Disponível em: https://www.instagram.com/p/BmsTxPPl0qW/. Acesso em: 23 set. 2021.
THUNBERG, Greta. [Wow, this is unbelievable!]. [S. l.], 11 Dec. 2019l. Instagram: gretathunberg.
Disponível em: https://www.instagram.com/p/B58C1l8JLox/. Acesso em: 23 set. 2021.
THUNBERG, Greta. [You are failing us]. [S. l.], 23 Sept. 2019m. Instagram: gretathunberg. Disponível
em: https://www.instagram.com/p/B2wlOVCiy3S/. Acesso em: 23 set. 2021.
THUNBERG, Greta. [The preliminary numbers say 170’000 people]. [S. l.], 26 Sept. 2019n. Instagram:
gretathunberg. Disponível em: https://www.instagram.com/p/B25dpNjCY5s/. Acesso em: 23 set. 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Juliana Doretto, Vander Casaqui
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.