A DISPUTA PELO CAPITAL DE VISIBILIDADE NEGRA NA PUBLICIDADE
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v19i3.45874Palavras-chave:
Capital de visibilidade, publicidade, regime racializado de representação, identidade negraResumo
Até a década de 1980, as pessoas negras eram comumente representadas através de personagens subalternizadas em peças publicitárias. Essas representações estão relacionadas ao passado da escravização de sujeitos negros, o que corroborou para a criação de um “regime racializado de representação”. Apesar disso, a partir da segunda metade da década de 2010, percebemos a ampliação na participação de negros como protagonistas em anúncios. Levando em consideração esse cenário de mudança, analisamos a repercussão de O ano que a gente quer (2018), peça da empresa de cosméticos Avon, nas redes sociais de um coletivo vinculado ao movimento negro. A partir daí, dialogamos criticamente sobre como a visibilidade pode ser encarada como um capital importante no jogo da representatividade na contemporaneidade brasileira.
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