Em busca de um modelo de composição para os jornais digitais

Autores

  • Luciana Moherdaui

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v6i2.3530

Palavras-chave:

Design informacional, Jornalismo e tecnologia

Resumo

Esse artigo tem por objetivo problematizar o modelo atual de composição das capas dos seguintes sites jornalísticos1: G1(Globo Notícias), Folha Online, Terra Notícias, Último Segundo, estadao.com.br, CNN, MSNBC, The New York Times, ABC News, CBS, Washington Post Le Monde, Le Figaro, La Repubblica, Corriere Dela Sera, El Pais, El Mundo, BBC News e Guardian Unlimited. A proposta é categorizar critérios e cruzar procedimentos adotados na composição on-line, a partir do valor-notícia de composição (GOLDING e ELLIOTT; 1979 apud WOLF, 1985) e do design informacional (BOLTER e GROMALA, 2003, HARROWER, 2002; GARCIA, 1981, 1997).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Moherdaui

Jornalista e Mestre Pela Facom/Ufba. Bolsista do UOL, realiza Doutorado na PUC/SP, em Comunicação E Semiótica

Downloads

Publicado

2009-07-29

Edição

Seção

Artigos