Em cartaz: o jornalismo do futuro
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v6i1.3514Palavras-chave:
Cinema, Jornalismo, CiberjornalismoResumo
Insights da ficção sempre anunciaram como seria a comunicação do futuro. Neste artigo, selecionamos alguns filmes para observar qual era perspectiva de seus roteiristas para os meios de comunicação antes e após a Internet. Tentamos depreender a técnica, o design, a rotina produtiva e a forma de distribuição desses meios, contrastando com as atuais aplicações do ciberjornalismo. Algumas dessas ofertas, presentes atualmente no mercado jornalístico, apareciam no cinema e na televisão como um fato futurístico ou, segundo Bauman (2005), uma promessa de satisfação de desejos nunca atendidos por qualquer outra sociedade. A Internet pareceu solver os problemas tecnológicos para realizar esses desejos, mas os produtos existentes continuam a gerar insatisfação e expectativas.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.