Onde está o homem negro na publicidade? Masculinidades negras no segmento de higiene pessoal // Where is the black man in advertising? Black masculinities in the personal hygiene segment

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v18i3.33370

Palavras-chave:

Masculinidades. Publicidade. Racismo.

Resumo

Nos últimos anos temos assistido à emergência de discussões sobre feminismos no combate ao sexismo nas sociedades, principalmente a brasileira, historicamente patriarcal. Assim emergem debates sobre masculinidades e, motivados por essa discussão, verificamos como elas são representadas na comunicação das marcas Axe, Gillette, Old Spice e Rexona. Especificamente, destacamos como as marcas construíram representações de masculinidades negras em seus canais no Youtube. Ancorados em discussões do feminismo negro, de masculinidades e na teoria interseccional, observamos a comunicação das marcas ao longo do ano de 2018. Os resultados apontam para índices insuficientes de representatividade em proporção à população nacional. O homem negro como coadjuvante ou figurante é mais recorrente e isso nos leva a um debate sobre a representação e representatividade. Quando protagoniza é estereotipado, reflexo do racismo estrutural.

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Biografia do Autor

Pablo Moreno Fernandes Viana, Universidade Federal de Minas Gerais

Docente do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA-USP, Mestre em Comunicação pela PUC Minas

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Publicado

2021-03-11

Edição

Seção

Artigos