Onde está o homem negro na publicidade? Masculinidades negras no segmento de higiene pessoal // Where is the black man in advertising? Black masculinities in the personal hygiene segment

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v18i3.33370

Palabras clave:

Masculinidades. Publicidade. Racismo.

Resumen

Nos últimos anos temos assistido à emergência de discussões sobre feminismos no combate ao sexismo nas sociedades, principalmente a brasileira, historicamente patriarcal. Assim emergem debates sobre masculinidades e, motivados por essa discussão, verificamos como elas são representadas na comunicação das marcas Axe, Gillette, Old Spice e Rexona. Especificamente, destacamos como as marcas construíram representações de masculinidades negras em seus canais no Youtube. Ancorados em discussões do feminismo negro, de masculinidades e na teoria interseccional, observamos a comunicação das marcas ao longo do ano de 2018. Os resultados apontam para índices insuficientes de representatividade em proporção à população nacional. O homem negro como coadjuvante ou figurante é mais recorrente e isso nos leva a um debate sobre a representação e representatividade. Quando protagoniza é estereotipado, reflexo do racismo estrutural.

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Biografía del autor/a

Pablo Moreno Fernandes Viana, Universidade Federal de Minas Gerais

Docente do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA-USP, Mestre em Comunicação pela PUC Minas

Publicado

2021-03-11

Número

Sección

Artigos