Música preexistente, leitmotivs e retornos no cinema de Jacques Demy dos anos 1950 e 1960 // Preexisting music, leitmotifs and recurrences in the cinema of Jacques Demy in the 1950s and 1960s

Autores

  • Luíza Beatriz Alvim UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v18i1.30591

Palavras-chave:

Jacques Demy, música preexistente, repetição.

Resumo

Analisamos o uso de música preexistente do repertório clássico em três filmes de Jacques Demy do final dos anos 1950 ao final dos anos 1960 – A mãe e a criança (1959), Lola, a flor proibida (1961) e O segredo íntimo de Lola (1969) –, tendo como base a característica da repetição, presente tanto no procedimento musical do leitmotiv como em diversos retornos que ocorrem entre vários filmes do diretor, assim como em suas associações intertextuais, especialmente com As damas do Bois de Boulogne (1945), de Robert Bresson.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luíza Beatriz Alvim, UFRJ

Pós-doutoranda em Música da UFRJ, doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ e em Música pela UNIRIO.

Downloads

Publicado

2020-09-29

Edição

Seção

Artigos