Música preexistente, leitmotivs e retornos no cinema de Jacques Demy dos anos 1950 e 1960 // Preexisting music, leitmotifs and recurrences in the cinema of Jacques Demy in the 1950s and 1960s
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v18i1.30591Palabras clave:
Jacques Demy, música preexistente, repetição.Resumen
Analisamos o uso de música preexistente do repertório clássico em três filmes de Jacques Demy do final dos anos 1950 ao final dos anos 1960 – A mãe e a criança (1959), Lola, a flor proibida (1961) e O segredo íntimo de Lola (1969) –, tendo como base a característica da repetição, presente tanto no procedimento musical do leitmotiv como em diversos retornos que ocorrem entre vários filmes do diretor, assim como em suas associações intertextuais, especialmente com As damas do Bois de Boulogne (1945), de Robert Bresson.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.