Apropriações da jornada do herói em Game of Thrones: uma análise do personagem Jaime Lannister // Appropriations of the hero's journey on Game of Thrones: an analysis of Jaime Lannister's character
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v18i1.26156Palavras-chave:
Ficção televisual, Game of Thrones, Mito do HeróiResumo
Tendo em vista o interesse crescente de audiências e pesquisadores nas séries de televisão estadunidenses e, especificamente, em Game of Thrones, propomos o estudo desta através de uma análise do arco do personagem Jaime Lannister entre a primeira e a quarta temporada da série, procurando perceber seus momentos de transformação dentro de uma narrativa seriada. A partir da análise audiovisual (BETTON, 1987; VANOYE e GOLIOT-LÉTÉ, 2008) de nove episódios das quatro primeiras temporadas da série, identificamos a integração de estratégias narrativas teorizadas por pesquisadores das linguagens literária e televisiva (CÂNDIDO, 2005; JOST, 2012), assim como do consagrado Mito do Herói (CAMPBELL, 1997; VOGLER, 2007), estrutura narrativa considerada presente na cultura ocidental desde a tradição oral e amplamente utilizada no cinema. Verificamos, assim, a adoção concomitante de conhecimentos consolidados em diferentes linguagens que, em comum, têm a ênfase que atribuem ao herói sua função dramática.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.