Apropriações da jornada do herói em Game of Thrones: uma análise do personagem Jaime Lannister // Appropriations of the hero's journey on Game of Thrones: an analysis of Jaime Lannister's character

Authors

  • Kellen do Carmo Xavier Universidade Federal de Santa Maria
  • Miriam de Souza Rossini Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v18i1.26156

Keywords:

Ficção televisual, Game of Thrones, Mito do Herói

Abstract

Tendo em vista o interesse crescente de audiências e pesquisadores nas séries de televisão estadunidenses e, especificamente, em Game of Thrones, propomos o estudo desta através de uma análise do arco do personagem Jaime Lannister entre a primeira e a quarta temporada da série, procurando perceber seus momentos de transformação dentro de uma narrativa seriada. A partir da análise audiovisual (BETTON, 1987; VANOYE e GOLIOT-LÉTÉ, 2008) de nove episódios das quatro primeiras temporadas da série, identificamos a integração de estratégias narrativas teorizadas por pesquisadores das linguagens literária e televisiva (CÂNDIDO, 2005; JOST, 2012), assim como do consagrado Mito do Herói (CAMPBELL, 1997; VOGLER, 2007), estrutura narrativa considerada presente na cultura ocidental desde a tradição oral e amplamente utilizada no cinema. Verificamos, assim, a adoção concomitante de conhecimentos consolidados em diferentes linguagens que, em comum, têm a ênfase que atribuem ao herói sua função dramática.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Kellen do Carmo Xavier, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Midiática da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), graduada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Miriam de Souza Rossini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professora do Departamento de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bolsista de Produtividade do CNPq.

Published

2020-09-29

Issue

Section

Artigos