A construção da legitimidade discursiva a partir da cenografia: uma análise comparativa de seis documentários sobre a agricultura industrial // The construction of discursive legitimacy through scenography

Autores

  • Priscila Muniz Medeiros Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v16i2.23122

Palavras-chave:

Análise do discurso, filme documentário, ambientalismo.

Resumo

No presente trabalho, analisaram-se seis filmes documentários que trabalham com o tema da agricultura industrial a partir de uma crítica focada numa discursividade ecologista. São eles o brasileiro “O veneno está na mesa 2”, o argentino “Desierto verde”, os norte-americanos “Food, Inc.” e “GMO OMG” e os franceses “Solutions Locales pour un désordre global” e “Bientôt dans vos assiettes”. Tendo em vista que todos os filmes compartilham uma mesma cena englobante (discurso ambiental) e genérica (gênero documentário), o objetivo da análise foi o de entender como cada um deles trabalha a questão da cenografia, entendida a partir da conceituação de Dominique Maingueneau, como uma mise en scène singular da enunciação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscila Muniz Medeiros, Universidade Federal de Alagoas

Professora adjunta da Universidade Federal de Alagoas. Doutora em Comunicação pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco.

Downloads

Publicado

2018-10-07

Edição

Seção

Artigos