A construção da legitimidade discursiva a partir da cenografia: uma análise comparativa de seis documentários sobre a agricultura industrial // The construction of discursive legitimacy through scenography
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v16i2.23122Palabras clave:
Análise do discurso, filme documentário, ambientalismo.Resumen
No presente trabalho, analisaram-se seis filmes documentários que trabalham com o tema da agricultura industrial a partir de uma crítica focada numa discursividade ecologista. São eles o brasileiro “O veneno está na mesa 2”, o argentino “Desierto verde”, os norte-americanos “Food, Inc.” e “GMO OMG” e os franceses “Solutions Locales pour un désordre global” e “Bientôt dans vos assiettes”. Tendo em vista que todos os filmes compartilham uma mesma cena englobante (discurso ambiental) e genérica (gênero documentário), o objetivo da análise foi o de entender como cada um deles trabalha a questão da cenografia, entendida a partir da conceituação de Dominique Maingueneau, como uma mise en scène singular da enunciação.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.