A PRODUÇÃO DA VÍTIMA NA TV: O APELO À COMPAIXÃO E A EXEMPLARIDADE DOS SOFREDORES // THE PRESENTATION OF VICTIM ON TV: THE APPEAL OF COMPASSION AND THE EXEMPLARITY OF SUFFERERS

Autores

  • Leandro Rodrigues Lage Universidade da Amazônia

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v15i2.17843

Palavras-chave:

vítima, televisão, narrativa, victim, television, narrative

Resumo

O artigo busca examinar as modalidades de inscrição narrativa das vítimas na televisão como formas de construção do apelo à compaixão, refletindo sobre o papel da visibilidade midiática na constituição da singularidade, da exemplaridade e da subjetividade desses sujeitos. O texto discute traços da emergência vitimária contemporânea, especificamente quanto à padronização e notoriedade das vítimas nas narrativas midiáticas. Em seguida, aborda a construção do apelo à compaixão como gesto moralizador da relação com o espectador. São escolhidos como exemplos balizadores das reflexões sobre a vítima personagens da novela Verdades secretas (2015) e do programa Profissão Repórter. Evidencia-se, ao final, a vocação da teleficção para a recriação cosmética da vítima, em contraste com o telejornalismo, confrontado pela vítima que não é indiferente à própria aparição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Rodrigues Lage, Universidade da Amazônia

Doutor em Comunicação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialista em Comunicação: Imagens e Culturas Midiáticas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduado em Comunicação Social pela Universidade da Amazônia (Unama).

Downloads

Publicado

2017-11-10

Edição

Seção

Artigos