A PRODUÇÃO DA VÍTIMA NA TV: O APELO À COMPAIXÃO E A EXEMPLARIDADE DOS SOFREDORES // THE PRESENTATION OF VICTIM ON TV: THE APPEAL OF COMPASSION AND THE EXEMPLARITY OF SUFFERERS

Autores/as

  • Leandro Rodrigues Lage Universidade da Amazônia

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v15i2.17843

Palabras clave:

vítima, televisão, narrativa, victim, television, narrative

Resumen

O artigo busca examinar as modalidades de inscrição narrativa das vítimas na televisão como formas de construção do apelo à compaixão, refletindo sobre o papel da visibilidade midiática na constituição da singularidade, da exemplaridade e da subjetividade desses sujeitos. O texto discute traços da emergência vitimária contemporânea, especificamente quanto à padronização e notoriedade das vítimas nas narrativas midiáticas. Em seguida, aborda a construção do apelo à compaixão como gesto moralizador da relação com o espectador. São escolhidos como exemplos balizadores das reflexões sobre a vítima personagens da novela Verdades secretas (2015) e do programa Profissão Repórter. Evidencia-se, ao final, a vocação da teleficção para a recriação cosmética da vítima, em contraste com o telejornalismo, confrontado pela vítima que não é indiferente à própria aparição.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Leandro Rodrigues Lage, Universidade da Amazônia

Doutor em Comunicação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialista em Comunicação: Imagens e Culturas Midiáticas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduado em Comunicação Social pela Universidade da Amazônia (Unama).

Publicado

2017-11-10

Número

Sección

Artigos