COMO ELXS DISCUTEM QUESTÕES DE GÊNERO? ANÁLISE DO POTENCIAL DELIBERATIVO DE DISCUSSÕES ONLINE SOBRE FEMINISMO // HOW DO THEY DISCUSS GENDER ISSUES? AN ANALYSIS OF THE DELIBERATIVE POTENTIAL OF ONLINE DISCUSSIONS ABOUT FEMINISM

Autores

  • Carla Candida Rizzotto Universidade Federal do Paraná
  • Paulo Ferracioli Universidade Federal do Paraná
  • Leila Braga Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v15i1.16844

Palavras-chave:

deliberação, conversação online, feminismo.

Resumo

Partindo da visão discursiva da democracia que põe a deliberação como centro do processo democrático, este artigo tem como objetivo analisar o potencial deliberativo das conversações online sobre questões relacionadas ao feminismo. Para isso foram analisados 1.079 comentários de seis diferentes posts do blog feminista Escreva, Lola escreva (ELE). A metodologia de análise foi inspirada em um livro de códigos proposto por Stromer-Galley (2007), com base na teoria habermasiana, que propõe que a análise do potencial deliberativo de conversações cotidianas leve em consideração a justificação expressa da opinião, a fonte de embasamento, a existência de divergência, a manutenção do tópico primário e o nível de engajamento dos participantes. Notou-se que a conversação se centrou sobretudo no conflito entre os sujeitos marcado pelo desrespeito. Entretanto, o alto índice de divergência é benéfico para a deliberação, uma vez que assinala a existência de pontos de vista diferentes e propende o sujeito a trabalhar sua argumentação, bem como denota a presença de engajamento.

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Biografia do Autor

Carla Candida Rizzotto, Universidade Federal do Paraná

Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná. Bolsista de Pós-doutorado PNPD/Capes.

Paulo Ferracioli, Universidade Federal do Paraná

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná. Bolsista Capes.

Leila Braga, Universidade Federal do Paraná

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná.

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Publicado

2017-06-29