COMO ELXS DISCUTEM QUESTÕES DE GÊNERO? ANÁLISE DO POTENCIAL DELIBERATIVO DE DISCUSSÕES ONLINE SOBRE FEMINISMO // HOW DO THEY DISCUSS GENDER ISSUES? AN ANALYSIS OF THE DELIBERATIVE POTENTIAL OF ONLINE DISCUSSIONS ABOUT FEMINISM
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v15i1.16844Keywords:
deliberação, conversação online, feminismo.Abstract
Partindo da visão discursiva da democracia que põe a deliberação como centro do processo democrático, este artigo tem como objetivo analisar o potencial deliberativo das conversações online sobre questões relacionadas ao feminismo. Para isso foram analisados 1.079 comentários de seis diferentes posts do blog feminista Escreva, Lola escreva (ELE). A metodologia de análise foi inspirada em um livro de códigos proposto por Stromer-Galley (2007), com base na teoria habermasiana, que propõe que a análise do potencial deliberativo de conversações cotidianas leve em consideração a justificação expressa da opinião, a fonte de embasamento, a existência de divergência, a manutenção do tópico primário e o nível de engajamento dos participantes. Notou-se que a conversação se centrou sobretudo no conflito entre os sujeitos marcado pelo desrespeito. Entretanto, o alto índice de divergência é benéfico para a deliberação, uma vez que assinala a existência de pontos de vista diferentes e propende o sujeito a trabalhar sua argumentação, bem como denota a presença de engajamento.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.