A classe popular como protagonista na tela da Globo // The popular class as the protagonist on the screen of globo
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v11i1.7008Palabras clave:
Novela, Kitsch, Cheias de Charme.Resumen
Com a classe social C em ascensão e com maior poder de compra no Brasil, alguns produtos da Rede Globo passaram por transformações de sua linguagem. O objeto analisado por este texto é a novela Cheias de Charme, dirigida por Allan Fiterman, que retrata o cotidiano de três empregadas domésticas, as protagonistas. Defende-se o uso do Kitsch como principal forma de linguagem utilizada na construção da novela. Segundo Moles (1975) a atitude Kitsch é sempre uma atitude da sociedade de consumo, que se manifesta em relação aos objetos. Esta relação pode ser caracterizada como uma troca cultural, que envolve todas as classes, como resultado de uma espécie de mimese ou cópia do estabelecido (GEBAUER e WULF, 2004).Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.