A classe popular como protagonista na tela da Globo // The popular class as the protagonist on the screen of globo

Authors

  • Míriam Cristina Carlos Silva Universidade de Sorocaba
  • Carla Salles Universidade de Sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v11i1.7008

Keywords:

Novela, Kitsch, Cheias de Charme.

Abstract

Com a classe social C em ascensão e com maior poder de compra no Brasil, alguns produtos da Rede Globo passaram por transformações de sua linguagem. O objeto analisado por este texto é a novela Cheias de Charme, dirigida por Allan Fiterman, que retrata o cotidiano de três empregadas domésticas, as protagonistas. Defende-se o uso do Kitsch como principal forma de linguagem utilizada na construção da novela. Segundo Moles (1975) a atitude Kitsch é sempre uma atitude da sociedade de consumo, que se manifesta em relação aos objetos. Esta relação pode ser caracterizada como uma troca cultural, que envolve todas as classes, como resultado de uma espécie de mimese ou cópia do estabelecido (GEBAUER e WULF, 2004).

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Author Biographies

Míriam Cristina Carlos Silva, Universidade de Sorocaba

Doutora em Comunicação e Semiótica. Professora do Mestrado em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba - UNISO.

Carla Salles, Universidade de Sorocaba

Publicitária, mestre em Comunicação e Cultura e professora da Universidade de Sorocaba.

Published

2013-06-13