CARTOGRAFIA DE IMAGINÁRIOS COMO MÉTODO DE PESQUISA NOS ESTUDOS DE COMUNICAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v21i3.58581Palabras clave:
cartografia, imaginário, metodologiaResumen
No contexto das pesquisas científicas do campo da comunicação que adotam a cartografia como perspectiva investigativa, o presente artigo visa contribuir especificamente com uma reflexão acerca do método de Cartografia de Imaginários (CI). A CI pode ser compreendida como um sistema fundado na articulação entre estudos do Imaginário, em suas relações com a Comunicação e a Cultura das Redes, e as aplicações do pensamento cartográfico em pesquisas científicas. O artigo está organizado em três mo(vi)mentos e olhares que dialogam com os objetos de estudo, para enxergá-lo em dimensões complementares: inicia com o foco ampliado para a contextualização panorâmica, apresentando um levantamento sobre o uso ou menção ao conceito da cartografia em pesquisas da área da comunicação. No segundo mo(vi)mento, o olhar é ajustado para o detalhamento particular de estudos que desenvolveram a Cartografia de Imaginários, em um recorte estabelecido por meio de curadoria. Por fim, elenca, de forma sistematizada, as premissas e procedimentos gerais que compõem o método de Cartografia de Imaginários aplicado ao campo da comunicação.
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