CARTOGRAFIA DE IMAGINÁRIOS COMO MÉTODO DE PESQUISA NOS ESTUDOS DE COMUNICAÇÃO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v21i3.58581

Palabras clave:

cartografia, imaginário, metodologia

Resumen

No contexto das pesquisas científicas do campo da comunicação que adotam a cartografia como perspectiva investigativa, o presente artigo visa contribuir especificamente com uma reflexão acerca do método de Cartografia de Imaginários (CI). A CI pode ser compreendida como um sistema fundado na articulação entre estudos do Imaginário, em suas relações com a Comunicação e a Cultura das Redes, e as aplicações do pensamento cartográfico em pesquisas científicas. O artigo está organizado em três mo(vi)mentos e olhares que dialogam com os objetos de estudo, para enxergá-lo em dimensões complementares: inicia com o foco ampliado para a contextualização panorâmica, apresentando um levantamento sobre o uso ou menção ao conceito da cartografia em pesquisas da área da comunicação. No segundo mo(vi)mento, o olhar é ajustado para o detalhamento particular de estudos que desenvolveram a Cartografia de Imaginários, em um recorte estabelecido por meio de curadoria. Por fim, elenca, de forma sistematizada, as premissas e procedimentos gerais que compõem o método de Cartografia de Imaginários aplicado ao campo da comunicação.

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Biografía del autor/a

Mirian Meliani Nunes, ECA USP

Bolsista do CNPq – Brasil nº 152646/2022-1. Pesquisadora de Pós-Doutorado em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Doutora e mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. É presidenta da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCiber), biênio 2023-2025. Seus interesses de pesquisa envolvem narrativas da informação nas redes digitais, combate à desinformação, processos criativos, IA e processos sociotécnicos do jornalismo. É autora de artigos e capítulos de livros. É coordenadora editorial do livro Processos do Imaginário (Editora Képos, 2016). mimeliani@gmail.com

Alessandra de Castro Marassi , ECA/USP e Faculdade Cásper Líbero

 Pesquisadora de Pós-Doutorado em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Doutora e mestre em Comunicação e Semiótica pela PUCSP. Professora na Faculdade Cásper Líbero e na Pós-Graduação em Mídias Digitais do Senac SP. Atuou como presidenta da ABCiber (biênio 2021-2023). Suas pesquisas envolvem consumo, Inteligência Artificial e a modulação do comportamento do consumidor em ambiências digitais. É autora da obra Interações digitais e o consumo do livro (2017). alebarros8@gmail.com

Lucia Isaltina Leão, PPGCOS PUCSP

 Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Doutora e mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP), com pós-doutorado em Artes na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), especialização em Ação Cultural na Universidade de São Paulo (USP) e Bacharelado em Artes Plásticas na Faculdade Santa Marcelina (Fasm). Líder do Grupo de Pesquisa Comunicação e Criação nas Mídias (CCM-CNPq). Autora de vários artigos e livros, entre eles O chip e o caleidoscópio: reflexões sobre as novas mídias e Processos do Imaginário. lucleao@pucsp.br

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Publicado

2024-04-26

Número

Sección

Artigos