REFLEXÕES SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE DOCUMENTARISTAS E ATORES SOCIAIS
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v21i2.56769Palabras clave:
Comunicação, documentário, ética, atores sociais, alteridadeResumen
O presente trabalho resulta de uma tese que se debruçou sobre o estudo da produção de filmes documentários que abordam questões sociais periféricas. Trata-se de um recorte que apresenta conceitos que trazem ao debate as possíveis relações estabelecidas entre documentaristas e atores sociais, utilizando a filosofia buberiana para nomeá-las e analisar seus impactos nos resultados de filmes documentários. Para tanto, se apoia no levantamento bibliográfico e na metodologia descritiva de cunho analítico. A partir dos conceitos e das ponderações de teóricos do cinema documentário, tais como Nichols, Gauthier, Freire e Ramos, o trabalho sustenta que a revelação da relação entre documentaristas e atores sociais pode servir como artifício para uma narrativa mais próxima da realidade ocorrida durante a produção fílmica.
Descargas
Citas
AQUI favela, o rap representa. Direção: Júnia Torres e Rodrigo Siqueira. São Paulo: [s. n.], 2003. 1 DVD (79 min), son., color.
BUBER, Martin. Eclipse de Deus: considerações sobre a relação entre religião e filosofia. Trad. Carlos Almeida Pereira. Campinas: Verus Editora, 2007.
BUBER, Martin. Do diálogo e do dialógico. São Paulo: Perspectiva, 1982.
BUBER, Martin. Eclipse de Deus: considerações sobre a relação entre religião e filosofia. Trad. Carlos Almeida Pereira. Campinas: Verus Editora, 1974a.
BUBER, Martin. Eu e Tu. São Paulo: Moraes, 1974b.
DROIT, Roger-Pol. Ética: uma primeira conversa. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2012.
ECO, Umberto. Seis passeios pelos bosques da ficção. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
FALA Tu. Direção: Guilherme Coelho. Rio de Janeiro: Matizar: VideoFilmes, 2003. 1 DVD (74 min), son., color.
FAVELA no ar. Direção: Ivan 13P. Produção: 13 Produções, Rosforth e Stocktown. São Paulo: 13 Produções, 2002. 1 vídeo (52 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=KW7U4GFKKVc. Acesso em 25 out. 2023.
FRANCE, Claudine de. Cinema e antropologia. Campinas: Unicamp, 1998.
FREIRE, Marcius. Documentário: ética, estética e formas de representação. São Paulo: Annablume, 2012.
GAUTHIER, Guy. O documentário: um outro cinema. Campinas: Papirus, 2011.
GODOY, Hélio. Documentário, realidade e semiose: os sistemas audiovisuais como fontes de conhecimento. São Paulo: Annablume: FAPESP, 2001.
NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário. Campinas: Papirus, 2005.
PUCCINI, Sergio. Roteiro de documentário: da pré-produção à pós-produção. Campinas: Papirus, 2009.
RAMOS, Fernão Pessoa. Mas afinal... o que é mesmo documentário? São Paulo: Senac São Paulo, 2013.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Thífani Postali
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.