REFLECTIONS ON THE RELATIONS BETWEEN DOCUMENTARIANS AND SOCIAL ACTORS
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v21i2.56769Keywords:
Communication, documentary, ethic, social actors, othernessAbstract
The present work is the result of a thesis that focused on the study of the production of documentary films that address peripheral social issues. It is an excerpt that presents concepts that bring to the debate the possible relationships established between documentarians and social actors, using the Buberian philosophy to name them and analyze their impacts on the results of documentary films. To do so, it relies on a bibliographic survey and a descriptive methodology of an analytical nature. Based on the concepts and
considerations of documentary film theorists such as Nichols, Gauthier, Freire and Ramos, the work argues that the revelation of the relationship between documentarians and social actors can serve as an artifice for a narrative closer to the reality that occurred during production filmic.
Downloads
References
AQUI favela, o rap representa. Direção: Júnia Torres e Rodrigo Siqueira. São Paulo: [s. n.], 2003. 1 DVD (79 min), son., color.
BUBER, Martin. Eclipse de Deus: considerações sobre a relação entre religião e filosofia. Trad. Carlos Almeida Pereira. Campinas: Verus Editora, 2007.
BUBER, Martin. Do diálogo e do dialógico. São Paulo: Perspectiva, 1982.
BUBER, Martin. Eclipse de Deus: considerações sobre a relação entre religião e filosofia. Trad. Carlos Almeida Pereira. Campinas: Verus Editora, 1974a.
BUBER, Martin. Eu e Tu. São Paulo: Moraes, 1974b.
DROIT, Roger-Pol. Ética: uma primeira conversa. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2012.
ECO, Umberto. Seis passeios pelos bosques da ficção. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
FALA Tu. Direção: Guilherme Coelho. Rio de Janeiro: Matizar: VideoFilmes, 2003. 1 DVD (74 min), son., color.
FAVELA no ar. Direção: Ivan 13P. Produção: 13 Produções, Rosforth e Stocktown. São Paulo: 13 Produções, 2002. 1 vídeo (52 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=KW7U4GFKKVc. Acesso em 25 out. 2023.
FRANCE, Claudine de. Cinema e antropologia. Campinas: Unicamp, 1998.
FREIRE, Marcius. Documentário: ética, estética e formas de representação. São Paulo: Annablume, 2012.
GAUTHIER, Guy. O documentário: um outro cinema. Campinas: Papirus, 2011.
GODOY, Hélio. Documentário, realidade e semiose: os sistemas audiovisuais como fontes de conhecimento. São Paulo: Annablume: FAPESP, 2001.
NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário. Campinas: Papirus, 2005.
PUCCINI, Sergio. Roteiro de documentário: da pré-produção à pós-produção. Campinas: Papirus, 2009.
RAMOS, Fernão Pessoa. Mas afinal... o que é mesmo documentário? São Paulo: Senac São Paulo, 2013.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Thífani Postali
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.